» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Quarta, 07 de fevereiro de 2018, 20h53

Pró-Família fomenta políticas de proteção social nos municípios


O Pró-Família é um programa de enfrentamento à pobreza que articula a distribuição de renda com trabalho social e projetos de geração de renda para as famílias envolvidas. Como parte do Pacto Pró-família, firmado entre o Governo do Estado e municípios, cabe ao poder público municipal desenvolver projetos e políticas públicas locais que incluam as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

.

“O programa propõe que os municípios pactuem com outros parceiros ações que priorizem as famílias beneficiárias do Pró-Família. Cada município, de acordo com a sua realidade e vocação, define seus projetos, que combinados com a distribuição de renda, ajudam de fato a reduzir a vulnerabilidade e a desigualdade social de forma mais ampla”, explica a coordenadora do programa, Jennifer Josiane Jeronimo.

Nortelândia saiu à frente com o projeto ‘Horta Comunitária: promovendo saúde e bem estar social’, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico, Agricultura e Meio Ambiente e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A iniciativa visa proporcionar às famílias a complementação nas condições de alimentação por meio de uma atividade sustentável, além de promover saúde e estimular o convívio comunitário.

A produção da horta será dividida entre os produtores e o excedente comercializando, gerando renda e maior autonomia para as famílias envolvidas. O terreno onde o projeto será implementado foi cedido pela prefeitura e entregue à comunidade na última segunda-feira (05.02) em cerimônia que contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT). As atividades terão início ainda em março, com a realização de um curso de cultivo de legumes.

Já em Primavera do Leste a prefeitura estabeleceu uma parceria com empresas locais e agências de emprego para captação de vagas de acordo com o perfil dos beneficiários do Pró-Família, encaminhamento e acompanhamento no mercado de trabalho. Em Barra do Bugres o primeiro passo foi dado com uma iniciativa da prefeitura para atualização cadastral do Cadastro Único e parcerias para a regularização da documentação civil das famílias. Além disso, a ação prevê a realização de palestras e oficinas de cidadania para os beneficiários do Pró-Família.

“Com ações simples como essas o município pode gerar milhares de oportunidades para estas famílias para além da distribuição de renda. Estamos trabalhando, articulando estado e prefeituras, para tirar essas pessoas de forma efetiva da invisibilidade e contribuir para a real superação da vulnerabilidade social”, conclui a coordenadora do programa.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

A onda 'não eleja parentes' pode afetar Emanuelzinho Pinheiro?

Afeta pois o pai prefeito Emanuel foi flagrado no caso do paletó furado.
Não afeta e segue separado dos problemas do pai
Tanto faz, o povo não não leva a sério o voto.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114