Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 06h51

Eventos sobre Agroecologia na Embrapa Arroz e Feijão


A “III Capacitação em Agroecologia” e o “V Dia de Campo da Estação Experimental Fazendinha Agroecológica” acontecerão nessa semana, na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), respectivamente, na sede do centro de pesquisa. Com as parcerias da Comissão de Produção Orgânica do Estado de Goiás (CPOrg), da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO) e da Associação de Produtores Orgânicos de Anápolis e Região (APROAR), os dois eventos visam à ampliação do conhecimento e da adoção de sistemas de produção de base agroecológica no Estado de Goiás.

.

A Capacitação é dedicada técnicos e extensionistas que integram a CPOrg, que tem sede em Goiânia e é constituída por 28 instituições públicas e da sociedade civil, com ligação direta com Agroecologia e Agricultura Orgânica no Estado. Já o Dia de Campo, uma iniciativa da equipe de Agroecologia da Embrapa Arroz e Feijão, é aberto a todo o público interessado no tema. Esse evento tem recebido público cada vez maior, tendo atingido cerca de 400 participantes na edição de 2017, marca que se espera seja superada nesse ano.

AMPARO DA PESQUISA

Nas últimas décadas, muitos atores têm se engajado mais fortemente na geração e multiplicação de conhecimento, assim como na formação e conscientização sobre alternativas possíveis para a agricultura familiar, onde se encontram os sistemas de produção agroecológicos. Dentre eles, estão movimentos sociais, como a Comissão Pastoral da Terra e o Movimento Camponês Popular; as instituições de ensino e pesquisa, como o IF Goiano, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás; além de órgãos públicos importantes, como a Emater-GO, o INCRA, além da Embrapa Arroz e Feijão.

A pesquisa científica é fundamental na busca de soluções sustentáveis (ambiental, social e economicamente) para dar suporte a esse crescimento. Na Embrapa Arroz e Feijão, a Fazendinha Agroecológica foi criada há 14 anos, tornando-se cenário para a produção de arroz, feijão, milho, mandioca, frutas do cerrado, entre outras espécies, sem a utilização de qualquer agrotóxico ou produto sintético.

Durante esse tempo, inúmeros trabalhos científicos (dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos e publicações técnicas) foram publicados para levar ao conhecimento do público resultados de estudos em adubação verde, sistemas agrícolas florestais, qualidade do solo, fixação biológica de nitrogênio, entre outros, sempre considerando os princípios agroecológicos da diversidade e da multifuncionalidade. No entanto, além da veiculação de informações publicadas, também se faz necessária a divulgação e a multiplicação do conhecimento por meio de eventos, voltados a um público mais amplo. Eis aí a primeira motivação para que se realizasse o Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão.

Para informações sobre o evento: (62) 3533-2105.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114