Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 21 de abril de 2018, 07h11

Embrapa Cocais realiza mais um Embrapa & Escola


Como parte das comemorações do aniversário de 45 anos da Embrapa, será realizado nos dias 23, 25 e 26, à tarde, na Embrapa Cocais, mais uma ação voltada para estudantes de escolas públicas e privadas: o Programa Embrapa & Escola. Serão realizadas palestras sobre os alimentos biofortificados e disponibilizadas maquetes explicativas das tecnologias da Embrapa Barraginhas e Sisteminha. Espera-se a presença de cerca de 150 estudantes.

.

Na abertura de cada um dos dias do Embrapa & Escola, a chefe da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, vai falar sobre as pesquisas realizadas pela Embrapa e a contribuição da Empresa para a sociedade. As atividades ocorrerão na área de convivência e no auditório da Embrapa Cocais, com intervalo para lanche degustativo de alimentos feitos com produtos bioforticados.

Um exemplar das Minibibliotecas da Embrapa, iniciativa institucional da Embrapa de incentivo à leitura e à inclusão produtiva no meio rural, será entregue para cada um das duas escolas do município participantes do Programa: Unidade de Educação Básica Elzuila Abreu, cujos alunos visitarão a Unidade da Embrapa no dia 23 de abril, e a Unidade de Educação Básica Alice Coutinho, presentes dia 26 de abril. No dia 25, será a vez dos estudantes da Unidade Escolar do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai participarem das atividades.

“A Embrapa Cocais desenvolve, há oito anos, o Embrapa & Escola, atendendo estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino em sua sede, eventos agropecuários e ainda nas próprias escolas. Nas atividades da semana que vem, serão atendidas crianças dos 4º e 5º anos. Esperamos aproximar cada vez mais estudantes e professores do mundo da ciência, atingindo também a sociedade”, diz o chefe-adjunto de transferência de tecnologia, Carlos Vitoriano.

Embrapa & Escola - O programa é uma ação que integra a Embrapa e as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico.

São atividades realizadas em todas as Unidades da Embrapa no Brasil que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.

O programa fortalece os laços que unem os ambientes urbano e rural, orientando os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental, a importância da sustentabilidade e de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida.

Para saber mais, acesse https://www.embrapa.br/embrapa-escola.

Alimentos biofortificados - O projeto BioFORT, da Embrapa, tem como objetivo primeiro diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar a partir do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população mais carente. O processo de biofortificação é feito com o cruzamento de plantas da mesma espécie, conhecido como melhoramento genético convencional, gerando cultivares mais nutritivas. Além da qualidade nutricional, são também incorporadas boas qualidades agronômicas (produtividade, resistência à seca e pragas), além de boa aceitação pelo mercado. O projeto, ao longo do tempo, formou uma rede de pesquisadores no Brasil e no exterior que investe em conhecimento técnico-científico da agronomia e da saúde para obtenção de alimentos mais nutritivos e também em transferência da tecnologia em vários estados, incluindo o Maranhão.

A iniciativa está incentivando o aumento da produção agrícola de pequenos agricultores. Por meio de melhoramento convencional, cultivares de arroz, feijão, batata-doce, mandioca, milho, feijão-caupi, abóbora e trigo são selecionadas e cruzadas, sem a adesão de técnicas transgênicas, para a geração de variedades contendo maiores teores de pró-vitamina A, ferro e zinco, combatendo assim a deficiência de micronutrientes no organismo humano, a popular fome oculta, que dentre as doenças provocadas, estão a anemia e a cegueira noturna.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114