Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Sexta, 04 de maio de 2018, 08h35

Fertmovel inicia atendimento na Região Serrana Fluminense


A Região Serrana fluminense, mesmo sendo responsável por 40% da produção de olerícolas (couve-flor, pimentão, tomate etc.) do estado, sofria com a falta de um laboratório de análise de fertilidade do solo que atendesse ao produtor. A fim de solucionar esse problema, a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) se uniu com a escola agrícola Ibelga (Nova Friburgo-RJ) para instalar, no campus do colégio, um laboratório completo, voltado a análises de fertilidade do solo, que opera dentro de um furgão: o Fertmovel, que inicia a operação no dia 02 de maio.

.

Operando num espaço de apenas 14 metros cúbicos, o Fertmovel vai entregar uma análise de solo completa de fertilidade de rotina (pH, alumínio e alumínio + hidrogênio, cálcio/magnésio, sódio/potássio e fósforo) ao cliente, num prazo máximo de 15 dias. “Inclusive, graças a uma parceria com o Instituto Brasileiro de Análises (IBRA), temos um software para saída de dados que fornece até a recomendação ao produtor”, conta o pesquisador da Embrapa Solos, José Ronaldo Macedo. Vale lembrar que, antes da chegada do Fertmóvel, o produtor rural da Região Serrana precisava recorrer a laboratórios no município de Campos, situado a 200 quilômetros de distância.

Com uma estimativa inicial de analisar 50 amostras por semana, o Fertmovel terá como funcionários ex-alunos do próprio Ibelga, que passaram por capacitação na Embrapa. O prazo para entrega dos resultados é de 15 dias. “Nossa ideia é ficar pelo menos seis meses em Friburgo, após esse prazo pensamos em levar o veículo para outras regiões do estado”, revela Macedo.

O produtor interessado em fazer a análise deve se informar junto ao Ibelga (Campus do Ibelga, Baixada de salinas, 3º Distrito de Nova Friburgo, tel. 22-2521-9487, e-mail: contato@ibelga.com.br) para providenciar o pagamento do boleto. Durante o mês de maio, também será possível entregar as amostras na Embrapa Solos (Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ, tel. 21-2179-4578 e www.embrapa.br/fale-conosco) seguindo o mesmo procedimento do solo entregue no Ibelga.

Por que fazer a análise de solo?

A análise de fertilidade dos solos é fundamental para o produtor. Além de ser pré-requisito para aquisição de financiamento bancário, esse exame traz recomendações que melhoram a produtividade, evitam desperdício e barateiam a produção.

Vale lembrar que as plantas, em geral, obtém os nutrientes de que precisam do solo. A avaliação da disponibilidade de nutrientes em solo é feita com base na análise de fertilidade.

Como retirar as amostras de solo para análise

Material básico

Recipientes (sacos de plásticos robustos de preferência ou baldes) para cerca de 300g. de amostra.
Identificadores nos recipientes (etiquetas firmes e/ou escrita direta) para os dados do questionário de identificação da amostra.

Instruções

Dividir a propriedade em áreas uniformes de até 10 hectares, para a retirada de amostras. Cada uma dessas áreas deverá ser uniforme quanto a cor, topografia, textura e quanto às adubações e calagem que recebeu. Áreas pequenas, diferentes das circunvizinhas, não deverão ser amostradas juntas. Cada uma das áreas escolhidas deverá ser percorrida em zig-zag, retirando-se com um trado, amostras de 15 a 20 pontos diferentes, que deverão ser colocadas juntas em um balde limpo. Na falta de trado, poderá ser usado um tubo ou uma pá. Todas as amostras individuais de uma mesma área uniforme deverão ser muito bem misturadas dentro do balde, retirando-se uma amostra final, em torno de 500g.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114