» mais
Comentar           Imprimir
Agronegócio
Quarta, 23 de maio de 2018, 08h54

Técnicos da Emater recebem treinamento no uso do AgroTag, o aplicativo multitarefa da Embrapa


.

Representantes regionais e multiplicadores da Emater-MG, conheceram as funcionalidades do aplicativo AgroTag, durante o curso “Ferramentas Digitais para uso na Agricultura e no Meio Ambiente” organizado pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas –SP), no período de 15 a 17 de maio de 2018.

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ladislau Skorupa participou como instrutor do curso e apresentou aos 15 representantes da Emater o histórico de desenvolvimento do aplicativo e sua aplicação prática no levantamento e compartilhamento de informações técnicas no campo. A programação também incluiu a apresentação do AgroTagILPF - primeiro módulo a ser desenvolvido sob demanda da Rede ILPF, e do AgroTag em sua versão pública contendo módulo de uso e cobertura da terra.

Como parte prática do treinamento, os participantes simularam a inserção de pontos no aplicativo, registro de informações de campo, incluindo o desenho das áreas de glebas sob uso agropecuário sobre as telas dos próprios dispositivos (tablets ou smartphones) em imagens Google padrão, Google Earth ou RapidEye disponibilizadas no aplicativo.

Ao final, também foi apresentada a plataforma WebGis, em sua primeira versão, onde os registros efetuados no campo por cada usuário podem ser visualizados, ou ainda baixados para suas máquinas individuais (PC), incluindo arquivos no formato shapefile, imagens registradas no campo e planilha excel com todos os registros de campo efetuados pelos usuários, todos georreferenciados.

Uma das novidades já incorporada na versão pública do AgroTag é o acesso a informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) disponibilizadas pelo Ministério do Meio Ambiente, como os limites das propriedades, localização das APPs hídricas, de Reserva Legal e de áreas consolidadas.

De acordo com Skorupa, além de possibilitar a divulgação da ferramenta, o treinamento reuniu importantes contribuições para o seu aprimoramento visando atender as necessidades dos técnicos da assistência técnica e extensão rural.
O pesquisador ainda enfatiza que “tão importante quando avançarmos para o aprimoramento da ferramenta, é trabalharmos para ampliar a rede colaborativa de coleta e compartilhamento de informações agropecuárias, o que demandará da Embrapa um grande esforço na formatação de parcerias junto a diversos atores regionais”.

Por fim, salienta a importância de eventos dessa natureza, lembrando que cada representante regional da Emater participante do curso integra uma equipe de 30 a 50 técnicos, ou seja, “há um grande poder multiplicador do uso da inovação”, finaliza.

O aplicativo AgroTag foi desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), com apoio da Rede ILPF, Instituto de Pesquisas Eldorado e da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Plataforma ABC).

O sistema foi projetado para a coleta de dados e informações das propriedades que, uma vez processadas na base de operações, retornam aos diversos atores da cadeia produtiva ou interessados em agricultura de baixo carbono em forma de informações estratégicas diretamente nos celulares ou tablets. É uma ferramenta que se insere na nova dinâmica da agricultura digital, onde a oferta de informações qualificadas e de forma colaborativa se torna um meio de alta relevância e impacto para a construção e disseminação de práticas sustentáveis na agricultura.

O Sistema é uma iniciativa inédita, pois é a primeira plataforma geoespacial multitarefa da Embrapa, e uma das primeiras iniciativas em Geotecnologias no mundo para o monitoramento de redução de Gases de Efeito Estufa (GEEs).
Para baixar o aplicativo na loja do Google, clique aqui


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Você concorda com uma candidatura do vice Niuan a deputado estadual?

Não - pois se Emanuel for cassado Cuiabá ficará sem prefeito.
Sim - pois é direito dele como político.
Tanto faz, Mauro Mendes também não teve vice.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 8431-3114