Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Terça, 05 de junho de 2018, 16h31

Governador ressalta importância da pesquisa técnica voltada à agricultura familiar


A diretoria da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza nos dias 5 e 6 (terça e quarta-feira) uma reunião para definir estratégias de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), pesquisa e fomento com objetivo de garantir o atendimento das demandas dos agricultores familiares. A reunião aborda a definição de metas regionais e o trabalho a ser executado até o final de 2018 e conta com a participação de técnicos, pesquisadores e coordenadores.

.

Durante a abertura da reunião, nesta terça-feira (5), o governador Pedro Taques falou que é necessário pensar nos pequenos agricultores, já que hoje o Estado possui 105 mil famílias de assentados e 720 assentamentos rurais. Não se pode falar em agricultura familiar sem o apoio à pesquisa e assistência técnica para os agricultores. Ele também enfatizou que a atual gestão não trabalha com a hipótese de extinguir a Empaer. “Enquanto eu for governador de Mato Grosso, a Empaer vai existir”, ressalta.

O secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Corgésio Albuquerque, destacou o trabalho que é executado em parceria com a Empaer e reconhece a importância do trabalho realizado pelo extensionista rural no campo. Também enumerou os programas Pprodutivos executados pela Seaf em parceria com Ater e a pesquisa da Empaer, voltadas às culturas do café, da banana, do leite, limão e pirarucu. “A intenção é alinhar cada vez mais em prol da agricultura familiar”.

O presidente da Empaer, Cândido dos Santos Rosa Júnior, esclarece que a reunião permite alinhar com os coordenadores e técnicos o trabalho a ser executado nesses seis meses, utilizando as novas diretrizes técnicas de Ater e Pesquisa como uma ferramenta a mais para atender o agricultor familiar. Cândido explica que nesses dois meses de sua gestão está trabalhando com o foco na empresa e buscando gerir de forma empresarial os 122 escritórios, nove regionais, três centros de pesquisa e transferência de tecnologia, seis campos experimentais, quatro viveiros de mudas e um núcleo com sete laboratórios.

Cândido busca dar uma característica mais técnica e transparente à empresa, informando a todos os servidores sobre os trabalhos que estão sendo executados pela diretoria e coordenadorias. “O objetivo dessa reunião é a integração entre os regionais, coordenadores e pesquisadores com a finalidade de planejar as ações e tratar de assuntos técnicos e administrativos”.

Participaram da abertura da reunião os deputados Max Russi e Dr. Leonardo Albuquerque, os diretores da Empaer Rogério Monteiro Costa e Silva (Ater), Winniton Mendes Silva (Pesquisa e Fomento), Alex Steves Berto (Administração Sistêmica),a presidente em exercício do Sinterp, Ellen Silva da Costa, o ex-presidente do Sinterp, Gilmar Bruneto, servidores e demais autoridades.

Atuação

No ano de 2017, a empresa atendeu 40.210 agricultores familiares entre mulheres rurais, indígenas, quilombolas e jovens rurais. Financiou recursos na ordem de R$ 80 milhões para investimento e custeio nas linhas de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). Na área da pesquisa foram implantados 94 unidades tecnológicas, 61 experimentos de pesquisa e 33 unidades de validação.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114