Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 21 de junho de 2018, 02h31

Sistema ILP na região Central de Minas revela bons resultados


.

A implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em uma propriedade localizada em Abaeté, na região Central de Minas Gerais, resultou em uma produtividade de silagem de sorgo de 48 toneladas de massa verde por hectare. A área, uma pastagem degradada que anteriormente apresentava baixa produtividade, foi recuperada com o sorgo forrageiro BRS 658 e a braquiária brizantha BRS Paiaguás, ambas cultivares da Embrapa.

Com a recuperação da pastagem por meio da implantação do sistema de ILP, o produtor revela também aumento de 10% na produção de leite. “Nosso objetivo é fazer uma rotatividade do sistema na propriedade, aumentando o número de piquetes com o capim BRS Paiaguás”, afirma José Augusto Silva, proprietário da fazenda Granja Santana.

Em plena seca, no mês de maio, o capim ainda estava em condições de pastejo e apresentava bom porte, na faixa de 40 centímetros. O sistema foi implantando em março deste ano. “Inserido no sistema ILP, o sorgo permite tanto a produção de forragem de qualidade para o período de entressafra quanto a renovação da pastagem”, destaca o analista da Embrapa Sinval Resende Lopes.

DADOS DE SILAGEM – Em outra gleba da propriedade foi plantado o sorgo BRS 658 para a produção de silagem. No primeiro corte, o produtor obteve 49 toneladas por hectare, somando 20 toneladas na rebrota, o que totalizou em 69 toneladas de massa verde por hectare. “Quando buscamos aumento de produtividade, com um custo de produção mais baixo, não podemos deixar de fazer referência à rebrota do sorgo silageiro, que representa, no mínimo, 40% do aumento da produtividade de uma área”, explica José Avelino Rodrigues, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114