Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Sexta, 13 de julho de 2018, 06h51

Congresso de Iniciação Científica será realizado em Campinas, SP


O 12º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2018, coordenado pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), será realizado de 1 a 3 de agosto de 2018 no Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP). Esta edição terá a participação de 155 alunos.

.

O objetivo principal do congresso é apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e Inovação Tecnológica (PIBITI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculados às instituições participantes.

O congresso é uma realização conjunta da Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Territorial, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Instituto de Zootecnia (IZ) e Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta Regional). Sua Comissão Organizadora, formada por representantes dessas instituições, é responsável por estabelecer os procedimentos que deverão ser seguidos pelos participantes. "Cada instituição terá uma Comissão Julgadora que selecionará os melhores trabalhos dentre as apresentações orais, de acordo com critérios estabelecidos, e entre estas serão escolhidos os trabalhos a serem premiados", informa a pesquisadora e coordenadora do evento pela Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Nilce Chaves Gattaz.

Segundo Nilce, "a iniciativa de realizar o evento com a participação das instituições de pesquisa do estado de São Paulo, sediadas na Região Metropolitana de Campinas, é uma oportunidade muito boa para que os bolsistas e orientadores conheçam o que cada instituição desenvolve na pesquisa técnico-científica. Além disto, a interação entre eles contribui para a socialização e troca de experiências".

Além das apresentações orais e de quatro sessões de pôsteres dos bolsistas, em sessões temáticas, o programa contará ainda com as palestras “A ciência no emaranhado do bem comum”, a ser proferida no dia 1º. pelo procurador federal de Campinas Aureo Marcos Makiyama Lopes e no dia 2 sobre “Desenvolvimento de Carreiras” pela consultora autônoma Christine Kerr.

O PIBIC é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Além do CNPq, o CIIC 2018 conta ainda com o apoio da Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola) e da Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio).

Os resumos expandidos e resumos simples serão publicados nos Anais do evento e disponibilizados no site do evento. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114