Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Quarta, 18 de julho de 2018, 13h02

Mais de 330 participam de treinamento em aplicações aérea e terrestre


.

De 02 a 11 de julho a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realizou o treinamento “Tecnologia de Aplicação Aérea e Terrestre”. Foram 12 municípios, todos Núcleos da Aprosoja, e 331 participantes.

O curso foi ministrado pelo professor Ulisses Guimarães, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Botucatu, e foi dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos viram sobre boas práticas, geração de gotas, cobertura e deposição, risco de deriva e interferências das caldas no desempenho da tecnologia da aplicação.

No caso da parte prática, cada região escolheu previamente se o curso seria focado na aplicação terrestre ou aérea. A duração foi de duas horas. No caso da aplicação aérea, os alunos aprenderam sobre calibração da aeronave, ajustes dos parâmetros da pulverização e o risco de deriva. Já na aplicação terrestre, a abordagem foi sobre regulagem de bico e barra e risco de deriva.

De acordo com o professor, os treinamentos são importantes para o planejamento e gestão do negócio. “A tecnologia de aplicação deve ser planejada de maneira responsável e sustentável, sempre visando minimizar os possíveis riscos aos recursos naturais. Além do dano direto, uma das grandes preocupações atuais é com os efeitos que uma possível deriva pode provocar pela dinâmica destes compostos no ambiente. Portanto, realizar cursos como esse são fundamentais”, avalia.

A opinião é endossada pela gerente de Pesquisa, Gestão de Propriedades e Sustentabilidade da Aprosoja, Marlene Lima. “Este já é o quinto ano consecutivo que realizamos o treinamento de aplicação aérea e terrestre e continuaremos fazendo cursos que vão ao encontro de nossas ações voltadas à responsabilidade e também sustentabilidade das nossas operações no dia a dia em campo. Além disso, focamos na redução de riscos e impacto ambiental nestas aplicações”, define.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114