Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 27 de julho de 2018, 12h24

Aprosoja alerta e orienta produtor por fraudes na entrega de fertilizantes


A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) informa que tem acompanhado, com atenção, às últimas denúncias de fraude na entrega de fertilizantes da empresa Mosaic Fertilizantes. Casos de supostas falsificações de produtos da marca, principalmente na região do município de Rondonópolis, começaram a chegar ao conhecimento da associação no início deste mês.

.

Desde então, a Aprosoja tem mantido contato com a multinacional, exigindo ações práticas e imediatas para que seus associados não sejam prejudicados e que os possíveis danos sejam revertidos aos mesmos. No dia 11 de julho, em Cuiabá, o presidente da associação, Antonio Galvan, o diretor executivo, Wellington Andrade, e o gerente de Política Agrícola, Thiago Rocha, estiveram com o gerente nacional de vendas, Renato Costa, e o diretor de relações governamentais e sustentabilidade da Mosaic, Antonio Josino Meirelles.

Na ocasião, os representantes da empresa informaram que a matéria-prima entregue aos agricultores não faz parte dos produtos comercializados pela mesma. Ambos também afirmaram que existe uma checagem de qualidade em todas as cargas que ingressam nas plantas da Mosaic e, portanto, as fraudes estariam ocorrendo após a saída do caminhão do pátio da fábrica.

Também foi apresentado à Aprosoja um Boletim de Ocorrência (B.O.), registrado na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito de Rondonópolis. Além disso, a empresa afirmou ter realizado uma investigação interna para entender quais veículos estariam envolvidos com a fraude, logo depois bloqueado no sistema o carregamento para os referidos veículos e motoristas. Os representantes da Mosaic informaram que outras medidas só poderão ser tomadas pelos órgãos de segurança pública de Mato Grosso.

Diante do contexto apresentado, o presidente da Aprosoja solicitou que a empresa divulgue um informe para os seus clientes, detalhando as medidas que podem ser tomadas no momento do recebimento do fertilizante, com dicas práticas de como realizar a conferência dos produtos recebidos. O informativo da empresa pode ser consultado clicando aqui.

De sua parte, a Aprosoja encaminhou o Boletim de Ocorrênca da Mosaica para a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pediu que uma investigação seja instaurada.

Orientação - Aos seus associados, a Aprosoja orienta que uma notificação ao representante do fornecedor seja feita imediatamente após a constatação de qualquer divergência entre o produto entregue e o produto efetivamente adquirido.

Identificada a fraude, a associação pede que o produtor se dirija até uma delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência do caso e, depois, encaminhe uma via do B.O. para o fornecedor e outra para a entidade, para que ações possam ser tomadas.

Caso os produtores rurais de Mato Grosso tenham mais dúvidas, ainda é possível utilizar o Canal do Produtor, por meio do número 65 3027-8100.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114