Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Sábado, 25 de agosto de 2018, 06h31

Grão-de-bico será destaque do II Seminário de Leguminosas, em Brasília


.

Os resultados das pesquisas e o cenário da cultura do grão-de-bico no Brasil terão destaque no II Seminário sobre Hortaliças Leguminosas, que ocorre nos dias 30 e 31 de agosto na Embrapa Hortaliças (Brasília, DF). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento (clique aqui). Além de representantes da comunidade técnico-científica, estão sendo esperados produtores e interessados em saber sobre os trabalhos desenvolvidos com as leguminosas ervilha, lentilha e feijão-vagem. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as experiências de outros países.

O evento é promovido pela Embrapa Hortaliças em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). De acordo com o coordenador do seminário e chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, as pesquisas realizadas nos últimos anos, aliado ao empreendedorismo de produtores, têm mostrado a viabilidade do cultivo do grão-de-bico no Brasil. “Com a definição de cultivares produtivas e adaptadas, será possível fomentar a produção nacional e exportar para outros países”, afirma Nascimento.

Apresentação: Durante o seminário, a Embrapa Hortaliças apresentará um novo material de grão-de-bico: a cultivar BRS Toro. Ela foi selecionada por apresentar grande adaptação ao cultivo mecanizado, com grãos destinados para o mercado seco e para enlatamento após processamento industrial. O edital de oferta pública para produção de sementes e comercialização deve ser lançado pela Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.

No primeiro dia do evento, está programada visita ao campo experimental da Embrapa Hortaliças, onde os participantes vão conhecer o desenvolvimento da BRS Toro e de outras cultivares de grão-de-bico, feijão-vagem, lentilha e ervilha. Na sexta-feira (31/08), haverá uma visita a campos de produção de grão de bico, na região do PAD-DF.

Grão-de-bico: As pesquisas com grão-de-bico na Embrapa Hortaliças iniciaram na década de 80 e se fortaleceram nos últimos anos. Várias regiões brasileiras são aptas a produzir o grão-de-bico, que é uma cultura que se adapta a clima seco e ameno, podendo ser cultivada no inverno em regiões tropicais ou na primavera e no verão em regiões temperadas.

O trabalho atual da pesquisa é feito em parceria com outras Unidades da Embrapa, universidades, empresas de extensão técnica e produtores. Em abril, a Embrapa selecionou, por meio de edital específico, parceiros em Minas Gerais e Goiás para produção de sementes da cultivar BRS Aleppo. As sementes devem ser comercializadas para plantio 2019 /2020.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114