Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Quarta, 29 de agosto de 2018, 08h36

Tecnologias sociais integram discussão sobre saneamento em comunidades isoladas


Desenvolvido dentro do conceito de sustentabilidade, baixo custo, fácil aplicação e replicabilidade, o sistema de saneamento básico para a área rural da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP) vai integrar as discussões do I Encontro Tecnológico de Tratamento de Esgotos Domésticos em Comunidades Isoladas. O evento será realizado nesta quarta-feira (29), em São Paulo.

.

A iniciativa vai reunir profissionais da área de saneamento para compartilhar suas experiências relacionadas ao tratamento de esgotos e suas alternativas tecnológicas em comunidades isoladas.

Promovido pela Câmara Técnica de Saneamento e Saúde em Comunidades Isoladas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP), a proposta do encontro é, entre outras, conhecer tecnologias disponíveis no mercado para a coleta e tratamento de esgotos domésticos em comunidades isoladas.

Tecnologia beneficia mais de 57 mil pessoas

Os problemas causados pela falta de saneamento, bem como as vantagens das tecnologias que compõem o sistema de saneamento básico rural – Fossa Séptica Biodigestora e Jardim Filtrante – serão apresentados pelo pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, as 14h30, no auditório Augusto Ruschi, da Cetesb.

As tecnologias trazem benefícios econômicos, ambientais e sociais ao país, onde cerca de 50% da população rural, estimada em 30,5 milhões de pessoas, ainda utilizam sistemas rudimentares, como fossas negras, valas, buracos, entre outros, contaminando águas e solos.

O pesquisador vai mostrar que estudos da Embrapa demonstram que para cada R$ 1,00 investidos em saneamento por meio da Fossa Séptica Biodigestora é possível um retorno à sociedade de R$ 4,60. Entre os benefícios gerados estão redução das internações médicas hospitalares decorrentes da falta de saneamento básico; redução das doenças de veiculação hídrica de forma geral; aproveitamento do adubo orgânico gerado pela tecnologia e melhoria da qualidade de vida no campo, além da preservação do meio ambiente.

“É justamente pelos benefícios gerados que o sistema de saneamento básico rural tem integrado diversos fóruns de discussão, preocupados com o déficit de esgotamento sanitário no país. O custo/benefício proporcionado tem sido fundamental para a adoção, principalmente para gestores públicos e os beneficiários, que percebem nas tecnologias geradas pela Embrapa, não somente os aspectos relacionados à saúde, mas também os ganhos econômicos pelo reuso seguro do líquido tratado”, pondera o pesquisador.

“O encontro é uma oportunidade importante de apresentarmos a todos os técnicos das instituições participantes dados de eficiência do sistema, bem como toda a nossa filosofia de trabalho”, finaliza Wilson Tadeu.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114