Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Terça, 18 de setembro de 2018, 08h32

Ciência em pauta na Embrapa Uva e Vinho


.

Nos dias 26 e 27 de setembro acontece na Embrapa Uva e Vinho o 16º Encontro de Iniciação Científica e o 12º Encontro de Pós-Graduandos da Embrapa Uva e Vinho, na sede da Unidade em Bento Gonçalves, RS. No total serão 28 trabalhos apresentados por vinte graduandos e sete pós-graduandos.

Para a abertura, na quarta-feira, está prevista a palestra de Henrique Marques de Souza, professor e pesquisador do Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da UNICAMP - "O poder do silêncio: a tecnologia de RNA de interferência chega à agricultura". A ferramenta de RNAi passou a ser usada a partir de 2006 para o controle de pragas em culturas agrícolas, permitindo “desligar” genes específicos em qualquer organismo vivo. Nesta abordagem, moléculas capazes de silenciar especificamente genes de pragas são introduzidas nas plantas; ao se alimentarem destas plantas, as pragas têm seus genes silenciados. Esta capacidade de buscar genes essenciais para pragas agrícolas nacionais é o foco de um grupo de pesquisa liderado por Marques-Souza no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do IB. Com doutorado em silenciamento gênico para o estudo da função gênica em insetos pela Universidade de Colônia, na Alemanha, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, o pesquisador da Unicamp investe hoje boa parte do seu tempo para identificar genes alvos em insetos e testar a capacidade de silenciamento gênico e redução de danos em pragas de interesse econômico ao país.

O convidado do dia 27 é Rogério Margis, Coordenador do PPGBCM - Programa de Pós Graduação de Biologia Celular e Molecular, pesquisador do Centro de Biotecnologia e Professor Associado do Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele abordará em sua palestra os "Desafios na Carreira de um Pesquisador".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114