Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 13 de outubro de 2018, 12h59

Indea discute agenda sobre defesa vegetal com ministro da Agricultura


.

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Daniella Bueno, e o diretor técnico, Thiago Augusto Tunes, reuniram-se nesta quinta-feira (11.10), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. Na pauta, assuntos de interesse à defesa vegetal do estado.

.

Durante a reunião foi apresentada a problemática da manutenção das culturas de soja, algodão e milho como infestantes da Amaranthus palmeri, listada como Praga Quarentenária Presente. Atualmente, é necessária a certificação sanitária de toda a produção mato-grossense, o que gera a emissão de 1,6 milhões de Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

A Amaranthus palmeri foi identificada em Mato Grosso (no núcleo algodoeiro Centro Norte), em áreas normalmente cultivadas com rotação das culturas de algodão, soja e milho, encontrada em apenas 7 propriedades localizadas em 4 municípios do estado, limitando-se a uma área de 12 mil hectares. Desde 2016 não há registro de ocorrência da praga em novas propriedades.

De acordo com a presidente do Indea, Daniella Bueno, foi solicitado ao Mapa, a retirada da Amaranthus palmeri da Lista de Praga Quarentenária Presente. “Além disso, solicitamos também a suspensão de quaisquer exigências que possam ser impostas sobre as culturas de algodão, soja e milho, e sugerimos que as exigências para o controle da Amaranthus palmeri sejam definidas em instrução normativa específica, e que tenhamos um prazo de 60 dias para discussão e elaboração da mesma”.

O Ministério da Agricultura já encaminhou oficício (original no anexo) ao Fórum Nacional do Executores de Sanidade Agropecuária solicitando apoio na divulgação aos demais órgão de defesa agropecuária, informando que a categorização da amaranthus palmeri como praga quarentenária presente não enseja a adoção imediata de medidas de controle de trânsito interestadual de produtos e subprodutos vegetais oriundos de Mato Grosso.

Vazio sanitário e calendário de plantio de soja

Durante o encontro também foi discutido sobre o pleito do setor produtivo, que busca a mudança do período do vazio sanitário e o calendário de plantio de soja, em Mato Grosso.

O ministro apresentou o ponto de vista sobre o problema e toda a discussão que tem causado, principalmente com a alta utilização dos fungicidas nas áreas com soja plantada no mês de dezembro, a qual cresce com uma alta pressão do inóculo da ferrugem, podendo assim aumentar a resistência da ferrugem por pressão de seleção.

A gestora do Indea destacou que o assunto tem sido tratado com dedicação pela autarquia, com a realização de reuniões internas e externas com o setor produtivo e especialistas no tema. Porém, até o momento não tem uma proposta segura do ponto de vista fitossanitário, mas que estamos caminhando para consegui-lo.

Capacitação

Durante a reunião também foi apresentado o programa do treinamento para os engenheiros agrônomos do Indea. A capacitação que será realizada de 6 a 8 de novembro, em Cuiabá, contará com o apoio do Mapa, que disponibilizou a presença de dois servidores da Coordenadoria de Sementes e Mudas do Mapa, Virginia Arantes Ferreira Carpi e Ricardo Zanatta Machado, que serão palestrantes no evento. O treinamento conta também com o apoio da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso (SFA-MT).

Estiveram presentes o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Eduardo Pacifi Rangel, e o presidente da Aprosoja, Antônio Galvan.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114