Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 20 de outubro de 2018, 09h32

Embrapa ouve demandas de entidades ligadas a portadores da doença celíaca


.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) recebeu a visita, no dia 19 de outubro, de membros da Associação dos Celíacos de Brasília (ACELBRA-DF) e do Grupo de Celíacos de Goiás. A iniciativa buscou estreitar o relacionamento com o corpo técnico do centro de pesquisa. Os celíacos são pessoas portadoras de uma doença que impede a absorção adequada do glúten pelo organismo. O glúten é uma proteína presente em cereais, como, por exemplo, o trigo, o centeio e a cevada; e que se torna tóxica para os celíacos, provocando lesão no intestino delgado e impedindo a adequada absorção dos alimentos. O único tratamento é a dieta sem glúten. Sobre esse aspecto, o uso de pratos e de produtos à base de farinhas de arroz e de feijão pode ser uma alternativa ao emprego da farinha de trigo; e a Embrapa Arroz e Feijão desenvolveu biscoitos, salgadinhos, bolos e massas com essa opção.

No encontro, que contou com a participação de 20 pessoas, foram colocadas por representantes dos celíacos as principais dificuldades enfrentadas pelo segmento. Elas abrangem a falta de divulgação de informações sobre a doença, o despreparo da classe médica e da área de nutrição acerca do diagnóstico clínico e do tratamento da enfermidade; a pouca oferta de produtos livres de glúten nos supermercados; e a contaminação de alimentos que originariamente não possuem a substância, mas que, ao serem manuseados junto com aqueles que a possui, acabam apresentando resquícios de glúten e provocando mal à saúde.

Durante a visita à Embrapa Arroz e Feijão, houve a degustação de pratos elaborados com as farinhas de arroz e de feijão. Para um dos coordenadores do evento, o analista Carlos Magri Ferreira, a ação alcançou o êxito desejado. “A possibilidade de estar junto com os consumidores e de, sobretudo, pensar no que a gente pode fazer a mais para os celíacos foi uma satisfação”, disse Magri.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114