Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 23 de outubro de 2018, 06h31

Parceira da Embrapa destaca-se como empresa inovadora


A revista Forbes Brasil divulgou a lista das empresas mais inovadoras do Brasil em 2018, entre elas, a Coimma, parceira da Embrapa no desenvolvimento e aprimoramento da balança de passagem, Balpass. A publicação ouviu especialistas e considerou as companhias que implementaram e/ou criaram produtos e processos além de inéditos, disruptivos.

.

Tecnologia disruptiva refere-se à descontinuidade, a romper o curso normal e transformar, quando não, revolucionar. Após dez anos de estudos e lançada no ano passado, a Balpass encaixa-se na definição, por diversas razões. Uma delas, segundo o pesquisador Pedro Paulo Pires, é permitir ao produtor o acompanhamento remoto e constante do rebanho. “Ele não precisa trazer, necessariamente, o animal para pesar no mangueiro. A balança é instalada no campo, em ponto estratégico da propriedade, como bebedouros, cochos ou praça de alimentação”.

Outro destaque é a pesagem individualizada, rápida e sem estresse aos animais e sem uso, também, de mão-de-obra constante, o que reduz tempo e gastos. Especialista da Embrapa em pecuária de precisão, Pedro Paulo ressalta ainda a coleta de dados e o envio dos mesmos para análise no escritório da fazenda. A transmissão é por antena, via RFID (identificação por radiofrequência), e o acesso do usuário ao banco de dados, por meio de dispositivos móveis ou desktops, é por internet.

Desde o lançamento, o equipamento evoluiu e o novo software, em fase de homologação, apresenta profundas alterações, com itens de inteligência artificial, levando a tecnologia a outro patamar. “Ela não é mais uma balança, mas uma plataforma de pecuária de precisão, tanto sob o ponto de vista de aplicação quanto de infraestrutura”, comenta Paulo Dancieri Filho, CEO da Coimma.

Pedro Paulo lembra que ao desenvolver o sistema, ele e os analistas de Tecnologia da Informação (TI) da Embrapa, Quintino Izidio e Carlo Cesar Garcia, idealizaram um dispositivo que acompanhasse a evolução de peso dos animais e auxiliasse o pecuarista em decisões, como o descarte de animais e ajustes na dieta. A cooperação técnica com a Coimma permitiu ir além, com suporte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A demanda pela Balpass vai do Estado do Rio Grande do Sul ao Pará, revela Dancieri Filho e o mesmo salienta a importância do feedback no desenvolvimento de ferramentas para tomada de decisão. Para ele é fundamental entender e acompanhar os sinais do usuário e, assim, prospectar e operacionalizar os incrementos nas tecnologias.

Inovação
De porte médio e origem familiar, estar entre as dez companhias inovadoras brasileiras ao lado de grandes organizações e multinacionais é para Dancieri Filho acreditar no potencial da empresa e na capacidade de reinvenção da equipe, que, gradativamente, constrói uma cultura de inovação. O catalizador do processo foi o projeto da Balpass, o qual mostrou a inovação como um caminho sem retorno.

Nos últimos dez anos, a empresa nacional instalou núcleos de pesquisa e desenvolvimento voltados para tecnologias e engajados em processos inovadores - engenharias mecânica e eletrônica e TI. O empresário conta que a ideia é trabalhar, absolutamente, integrado e pensar de forma inovadora, disruptiva. “Começar a cultura de inovação em toda a empresa, da contabilidade ao chão de fábrica. Fazer a inovação permear a organização”.

Para a Embrapa é uma resposta às suas recentes mudanças. “É sinal de que estamos no caminho, na pesquisa aplicada em busca de melhores propostas para o meio rural”, salienta Pedro Paulo. Na Empresa, a inovação tomou força diante dos desafios propostos pelo mercado, entre eles, ampliar o olhar da pesquisa, integrando-a aos demais setores da instituição e focada em produzir ativos com perspectivas reais de adoção.

Pesquisador e empresário acreditam que a transformação digital (re) desenhou um novo produtor, cada vez mais conectado às tendências e disposto a agregar valor à sua renda e a inovação entra nesse movimento.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114