Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quinta, 25 de outubro de 2018, 13h03

Engenheiros agrônomos são autorizados a definir misturas em tanque


.

Na agricultura, vários produtos são usados para otimizar os processos. A mistura em tanque é realizada pelos produtores rurais e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) vem realizando palestras informativas em seus Núcleos com Mary Bettega, empresária e pesquisadora em Tecnologia de Aplicação.

Em novembro, as palestras serão em Rondonópolis (05), Primavera do Leste (06), Jaciara (07) e Cláudia (09), sempre às 7h, no Sindicato Rural.

Desde o dia 11 de outubro, os engenheiros agrônomos estão autorizados a definir essa mistura em tanque. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Conselho Federal e Engenharia e Agronomia (Confea) assinaram acordo que atribui a este profissional a responsabilidade pelo receituário de aplicação de agrotóxicos. De acordo com o Mapa, até então, o receituário reproduzia somente o que era previsto nas bulas emitidos pelo fabricante.

O ministro Blairo Maggi disse, à época, que “empoderamos os engenheiros agrônomos, que também passam a definir as misturas que podem ser feitas desses produtos. Essa era uma demanda antiga dos profissionais”.

Já o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, afirmou que os produtores rurais não ficarão mais escravos da recomendação das indústrias. “Hoje, a receita já pode ser incrementada pelo conhecimento técnico, pelas referências bibliográficas e cientificas disponíveis no mercado, na bibliografia acadêmica. E o engenheiro agrônomo tem mais um pouco de liberdade para fazer recomendações, do jeito que é necessário para o controle fitossanitário”, disse.

É importante que um profissional seja o responsável técnico porque existem riscos de eventual mistura criar incompatibilidade química no tanque de pulverização, precipitando uma substância, entupindo bico, criando fitotoxidade, dependendo da cultura, da forma como é aplicado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114