Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 03 de novembro de 2018, 06h47

Embrapa oferta touros com avaliação genética robusta no leilão da Feapan 2018


.

Durante o 2º Leilão de Touros de Corumbá, a Embrapa Pantanal ofertará 13 animais que, além de serem avaliados pelo Geneplus - programa de melhoramento genético animal da Embrapa, acompanhados e registrados na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), possuem a estimativa de DEP (Diferença Esperada na Progênie) Genômica. O Leilão, realizado pela leiloeira Leiloboi, faz parte da programação da Feapan - Feira Agropecuária do Pantanal 2018, e ocorrerá no dia 16 de novembro as 20h, no parque de exposições Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá/MS.

.

Os animais, provenientes da Fazenda Nhumirim - Campo Experimental de Pesquisa da instituição, são fruto do projeto de pesquisa intitulado 'Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina' realizado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Embrapa Gado de Corte e o Geneplus. No período que antecede o evento, os touros vêm sendo alimentados com uma ração balanceada, doada pela Servsal Nutrição Animal, parceira da Embrapa Pantanal.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal Urbano Abreu, a estimativa de DEP Genômica é o método mais moderno de cálculo de desempenho superior dos animais: “Esta tecnologia foi implantada este ano e os 13 animais que vão para o leilão na Feapan possuem essas estimativas. O método permite tirar todos os efeitos do ambiente, tais como cheia, seca, e avaliar apenas o mérito genético do animal, o seu genoma. Isso possibilita um desenvolvimento muito grande em termos de qualidade de rebanho, auxiliando o criador na tomada de decisões visando o progresso genético contínuo e aumento da produtividade. Vale destacar, que este é um dos poucos rebanhos no Pantanal que tem este tipo de avaliação genética e que, agora, está sendo disponibilizado para os produtores interessados”, explica o pesquisador.

Serviço:

Evento: 2º Leilão de Touros de Corumbá – na Feapan 2018 - Feira Agropecuária do Pantanal

Data: 16 de novembro 2018

Horário: 20h

Local: Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá/MS - Avenida Nossa Senhora do Carmo S/N – coordenadas: 19.040038’ – 57.620492’, município de Corumbá/MS

Mais informações: (67) 3232-5256 / 99922-5256

Entrada Gratuita




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114