Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Terça, 13 de novembro de 2018, 06h52

Embrapa discute prevenção de pragas quarentenárias no Comitê de Fronteira Brasil-Guiana


O supervisor da Gerência de Relações Estratégicas Internacionais da Embrapa, Rodolfo de Oliveira, e os pesquisadores da Embrapa Roraima Daniel Schurt e Hyanameyka Lima-Primo participaram da VII Reunião do Comitê de Fronteira Brasil-Guiana, evento coordenado pelos Ministérios das Relações Exteriores dos dois países que busca discutir assuntos de interesse comum à integração fronteiriça.

.

A Embrapa foi convidada a participar das discussões da comissão de Agricultura, com foco nos trabalhos de melhoramento genético para prevenção de pragas quarentenárias e cooperação para o combate à mosca da carambola. A reunião aconteceu no final de outubro, no município de Bonfim, em Roraima, Estado que faz fronteira com a Guiana.

Entre as ações discutidas, destaque para a articulação de pacote de capacitações sobre pragas quarentenárias para pesquisadores e técnicos da Guiana e a possibilidade de troca de material genético para ser testado no país vizinho, buscando a seleção de plantas resistentes a pragas ainda não encontradas no Brasil.

De acordo com o pesquisador Daniel Schurt, estimular a cooperação entre o Brasil e a Guiana para o monitoramento e combate as pragas quarentenárias é de suma importância para a defesa vegetal dos dois países.

“A Embrapa vem trabalhando intensamente nos últimos anos buscado prevenir a entrada de novas pragas em território nacional. Esse contato com as autoridades da Guiana com certeza é um primeiro passo que pode viabilizar acordos de cooperação vantajosos para ambos os lados, com o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias”, comenta Schurt.

A organização do evento contou com a formação de comissões para tratamentos dos seguintes temas: Cooperação em recursos hídricos; Meio Ambiente; Agricultura; Saúde; Temas policiais e combate a ilícitos transnacionais; Cooperação Jurídica; Integração física, Transporte rodoviário internacional; Educação e Assuntos indígenas.

Participaram da Reunião autoridades diplomáticas da Guiana Inglesa e do Brasil, representantes do Governo Federal e Estadual, bem como representantes de instituições ligadas aos diversos temas tratados.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114