Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Terça, 13 de novembro de 2018, 07h55

Parceria vai promover hortas comunitárias no bairro Benguí, em Belém


A Embrapa Amazônia Oriental assinou convênio nesta segunda-feira (12) com o Movimento República de Emaús para transferência de tecnologia. O objetivo é capacitar as crianças e jovens atendidos pela instituição filantrópica para produção de hortaliças e mudas de espécies florestais e frutíferas.

.

A instituição ocupa uma área de 7 hectares no bairro Benguí, em Belém, e promove ações para retirar jovens da situação de exclusão social e violência. A produção de hortaliças terá por objetivo suprir a demanda desses alimentos na refeição da escola administrada pela entidade e gerar renda pela comercialização do excedente.

Além disso, a parceria busca abrir possibilidades de empreendedorismo na área de produção de alimentos. “Nosso interesse é a formação dos jovens e que eles tenham oportunidades futuras, como na agricultura familiar e produção de alimentos saudáveis”, disse Inácia Winholth, coordenadora-geral do Movimento República de Emaús.

Para viabilizar a produção de hortaliças, será construída na área da entidade uma estrutura de cultivo protegido, condição imposta pela grande incidência de chuvas em Belém. A Embrapa vai fazer o acompanhamento técnico e organizar oficinais e palestras. A parceria também prevê a capacitação para produção de mudas de espécies florestais e frutíferas, que vão contribuir para arborização da sede da entidade e das comunidades do entorno.

Os recursos do convênio de 500 mil reais têm origem no orçamento da União, a partir de emenda parlamentar do senador Paulo Rocha. “É uma oportunidade de valorizar a juventude e criar oportunidades a partir dos conhecimentos desenvolvidos pela Embrapa”, afirmou.

Para o chefe-geral substituto da Embrapa Amazônia Oriental, Walkymário Lemos, a parceria expressa o reconhecimento do centro de pesquisa. “Demonstra que podemos apoiar o combate à pobreza. Espero que seja a primeira de muitas parcerias”, disse.

A expectativa é que as estrutras de cultivo protegido sejam instaladas neste mês e as primeiras colheitas ocorram em janeiro do próximo ano.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114