Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Sábado, 17 de novembro de 2018, 07h49

Alunos de Engenharia Ambiental têm aula prática no Laboratório de Solos da Embrapa


A visita técnica foi acompanhada pelo professor Mariano Rocha. - Foto: Dulcivania Freitas

Alunos de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), campus I Macapá, conheceram o funcionamento do Laboratório de Solos da Embrapa Amapá, localizado na sede do centro de pesquisas, em Macapá. De acordo com o professor Mariano Araújo Bernardino da Rocha, da disciplina Pedologia e Geomorfologia, a visita técnica faz parte do programa da disciplina que prevê conteúdos teóricos em sala de aula e atividades práticas em instituições. “Este ano, fazemos visita ao laboratório e teremos também uma aula no Campo Experimental do Cerrado”.

.

Os dados obtidos pelos alunos serão incluídos no relatório técnico apresentando o que compreenderam do conteúdo repassado pela Embrapa e os processos verificados no laboratório desde a etapa a coleta de amostras de solos, passando pelas análises. “Escolhemos a Embrapa porque é referência em estudos dos solos, possui um laboratório certificado com todo o protocolo”, ressaltou o professor. O Laboratório de Solos da Embrapa Amapá obteve o certificado de excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro), estando habilitado para utilizar o Selo de Qualidade do PAQLF 2018.

A visita foi monitorada pelo chefe-geral interino, pesquisador Nagib Melém, pelo analista Daniel Araújo, pelo assistente Claudeci Fernandes da Trindade e pela bolsista de Iniciação Científica Lauane Monteiro Costa, aluna de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Esta visita técnica faz parte de uma programação acadêmica que será concluída no próximo dia 5 de dezembro, com uma aula no Campo Experimental do Cerrado, no Km 45 da BR-156, onde serão verificadas trincheiras, que são escavações de onde se coletam amostras para identificação dos solos. Na ocasião, os estudantes conhecerão a aplicação dos estudos dos solos à prática na melhoria da agricultura, com ênfase nos estudos dos solos do bioma Cerrado, que chama a atenção de muitos pesquisadores do Brasil e do mundo por existir em áreas do bioma Amazônia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114