Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Quinta, 22 de novembro de 2018, 07h52

Embrapa apresenta soluções tecnológicas para nichos de mercado regional e nacional


.

Começou nesta quarta-feira (7), no auditório do Sebrae Fortaleza (CE), o IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial, evento que reúne representantes da pesquisa agropecuária, de universidades e pequenos e médios empreendedores agroindustriais que atuam no Nordeste e em outras regiões do País nas áreas de alimentos, plantas ornamentais e cactáceas, produtos biológicos, biotecnologia industrial e nanotecnologia.

“Esse evento reforça um importante propósito da Embrapa que é prover e levar soluções tecnológicas para a sociedade, neste caso, junto ao setor produtivo”, avaliou o diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Celso Moretti, na abertura do workshop. Para o representante da Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), André Siqueira, o evento representa uma oportunidade para debater o atendimento de tendências de mercado para o setor agropecuário com impactos social e ambiental, e que são cada vez mais crescentes no Brasil e no mundo, em especial no mercado europeu.

Em paralelo ao IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial, a Embrapa também coordena em Fortaleza (CE) o V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (V CBRG), promovido pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e, por isso, o presidente da SBRG , Alexandre Floriani Ramos, que compôs a mesa de abertura do workshop, ressaltou que o workshop vem em momento oportuno, e soma-se às atividades do V CBRG no sentido de poder revelar novas oportunidades de inovação e negócios com base na agrobiodiversidade brasileira”.

Tendências

No painel que debateu as ‘Tendências e potencialidades para nichos de mercado em cadeias produtivas agroindustriais’, o chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL), João Flávio Veloso, revelou que a agricultura do futuro, especialmente aquela para nichos, é para produzir produtos muito segmentados e as principais tendências apontam que o consumidor quer alimentos relacionados à sensorialidade e ao prazer, à sustentabilidade e ética, assim como também embalagens naturais e biodegradáveis.

O Articulador de Agronegócios do Sebrae Ceará, Paulo Jorge Leitão, destacou que é fundamental trabalhar com nichos de mercado, mas que é preciso também resolver os entraves que ainda envolvem a regularização de agroindústrias, tais como registro e certificação e que impedem a inscrição da agricultura familiar no processo de empreendedorismo.

Caso de sucesso nacional

A 1ª cajuína orgânica embalada em lata foi apresentada pela empresa Natvita como um caso de sucesso nacional, e que foi apresentada em outubro deste ano na principal feira do setor de alimentos e bebidas do mundo, com foco em inovação e tendências, a Sial Paris.

O produto é resultado de parceria com a Tijuca Alimentos e a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) a partir do uso da tecnologia de membranas de microfiltração, o que permitiu a produção em escala produtiva industrial e a inserção do produto em outro patamar de mercado.

De acordo com o empresário Fernando Furlani, diretor da Natvita, a cajuína orgânica foi escolhida por atender a nicho específico voltado a um público disposto a pagar mais e não diluir o produto lançado. Enquanto o analista da Embrapa Agroindústria Tropical, Fernando Abreu, ressaltou que a proposta dessa cajuína sem gelatina é atender tendências de mercado como o consumo de alimentos e bebidas naturais, orgânicos e veganos.

Uma visita técnica dos participantes do evento à fazenda da empresa que comercializa a cajuína em lata, a Tijuca Alimentos, situada em Beberibe(CE), aconteceu na tarde do dia 7, e permitiu conhecerem de perto a produção do caju orgânico usado na fabricação da bebida, e avaliarem o produto.

Rodada de Negócios Tecnológicos

As tardes do workshop estão dedicadas à realização de Rodada de Negócios Tecnológicos para apresentação de soluções tecnológicas da Embrapa às empresas inscritas no evento. Na tarde do dia 7, foram apresentadas 30 soluções nos segmentos de Alimentos, Biológicos e Nanotecnologia.

Para o dia 8 estão previstas as apresentações de outras 30 soluções voltadas para os segmentos de Ornamentais e Cactáceas, Biotecnologia e Nanotecnologia.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114