Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Quinta, 22 de novembro de 2018, 17h42

Manejo correto do solo é chave para pecuária mais produtiva


A fertilidade do solo é essencial a um pasto viçoso e produtivo e, consequentemente, à rápida conversão de capim em arroba de boi na atividade pecuária. Adubação e calagem, com a aplicação de doses regulares de calcário, devem seguramente entrar no manual do manejo das propriedades. Garantia de maior produção de alimento ao rebanho, por longo tempo.

.

Num panorama de contrastes na atividade pecuária, ainda há propriedades com baixo índice de uso de tecnologias, incluindo a aplicação de adubo e calcário, algo que deveria estar no planejamento e rotina das propriedades de todos os portes. Isso porque adubação e calagem não são insumos só à agricultura: ao contrário, são aliados da pecuária para uma conversão alimentar mais robusta.

O baixo custo do calcário gera boa resposta nas pastagens, tornando o insumo fundamental ao agregar uma série de benefícios ao empresário rural, incluindo a melhora no aumento do pH do solo, neutralização do alumínio tóxico e o fato de ser fonte de cálcio e magnésio. A acidez do solo mitiga a absorção do fósforo pelas plantas, principal nutriente para o processo vital das forrageiras.

Problemas na formação e manutenção tornam a pastagem menos produtiva e mais suscetível à degradação, prejudicando o rebanho e, a médio e longo prazo, cada vez mais a potencial lucratividade da atividade, conforme destaca a Embrapa, instituição referência em pesquisa agropecuária no Brasil. Não por acaso, entre os inimigos da boa formação e do desenvolvimento da pastagem estão o preparo inadequado da área cultivada, o uso de sementes de baixa qualidade, a semeadura em época ou profundidade inadequada e a liberação tardia do primeiro pastejo (liberação da área para que os animais se alimentem).

Nos critérios a serem observados pelos criadores estão as peculiaridades do solo e clima de cada região e áreas específicas, o que incorre num manejo customizado das forragens. "Portanto, é importante que o produtor rural seja bastante criterioso no desenvolvimento dessas fases. Sempre que possível, o produtor deve buscar, também, a orientação de um agrônomo ou de um zootecnista", alerta a Embrapa.

 

Pesquisa – Em Mato Grosso, estudo conduzido pela Unemat no Nortão do Estado identificou que o V% (saturação por base) identificado em amostras de solo estava muito aquém do que é considerado ideal para a cultura da braquiária (pastagem largamente utilizada), de 45%, comprovando a demanda premente por calcário. Entre análises e cálculos, chegou-se à prescrição e aplicação de uma dose customizada de calcário de 1,6 tonelada por hectare de pasto.
Conforme os relatos científicos, o fornecimento de adubação somado ao corretivo de acidez de solo ajuda na recuperação da pastagem, com registro de um verdadeiro salto da ordem de 50% da produtividade da área de pastagem objeto da pesquisa. O pasto mais farto e nutritivo permite tanto a mais rápida engorda e reprodução quanto a inserção de mais reses no rebanho.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114