Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 24 de novembro de 2018, 07h52

Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Social vão levar Hortas Pedagógicas ao Maranhão


Com o intuito de contribuir com a segurança alimentar e nutricional em duas escolas públicas municipais de São Luís-MA (Unidades de Educação Básica – UEBs Jackson Lago, na área urbana, e Augusto Mochel, na zona rural), amanhã, 22 de novembro, às 11h, na sede da Embrapa Cocais (São Luís, MA), se reunirão equipes do Ministério do Desenvolvimento Social - MDS, da Embrapa Cocais e Embrapa Hortaliças para reunião técnica sobre o Acordo de Cooperação Técnica entre o MDS, por meio da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional – Sesan, e a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, e demais parceiros, para implantação do Projeto Hortas Pedagógicas. Às 14h, haverá visita às duas escolas selecionadas para implantação das hortas. No dia 23, pela manhã, terá reunião de instalação do Comitê Gestor e o Núcleo de Educação Ambiental - NEA/Semed, bem como com as equipes de gestão e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas para elaborar plano de trabalho e discutir metodologias para o ano de 2019 e programação da semana de implantação do Horta Pedagógica nas escolas.

.

No estado do Maranhão, serão responsáveis pela execução do projeto a Embrapa Cocais, o NEA/Semed, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento – Semapa e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão – Agerp, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE, do Ministério da Educação.

A iniciativa faz parte da parceria entre Embrapa e MDS para desenvolver metodologia de implantação de hortas pedagógicas no Maranhão (MA) e Piauí (PI), áreas com alto índice de vulnerabilidade social. Para tal, o pesquisador e atual chefe da Embrapa Hortaliças (Gama-DF), Warley Marcos Nascimento, coordena projeto específico intitulado “Implantação e condução de Hortas Pedagógicas para escolas em municípios dos estados do Maranhão e Piauí”. Para Nascimento, “o Hortas Pedagógicas em escolas estimula as crianças a levarem os conhecimentos adquiridos para casa e a comunidade onde a criança está inserida. É uma semente que se multiplica”.

Para Talmir Quinzeiro, analista e supervisor de transferência de tecnologia da Embrapa Cocais, na metodologia proposta, as hortas atuam como ferramentas didático-pedagógicas, como uma espécie de “laboratórios”, contribuindo tanto no âmbito social como no técnico. Disciplinas básicas e temas transversais podem ser desenvolvidos, de forma prática, em todas as etapas do ensino fundamental e médio, com ênfase na segurança alimentar e nutricional e sustentabilidade ambiental”, pontua.

A implantação do projeto nas escolas de São Luís deverá ocorrer no ano letivo de 2019 e terá duração até final de 2020, podendo ser prorrogado, se houver interesse entre as partes.

Sobre o projeto e sua execução no estado - Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, o Hortas Pedagógicas é um método de implantação de hortas em escolas públicas municipais e/ou estaduais, com ênfase na interação entre estudantes e a própria horta. O objetivo é contribuir para a geração de crianças e adolescentes mais bem alimentados, conhecedores dos alimentos saudáveis e adequados para sua vida.

Para desenvolvimento do método de implantação das hortas pedagógicas nas escolas de São Luís, haverá capacitações dos profissionais envolvidos (professores, merendeiras, nutricionistas que atendam a escola, diretor/a, coordenadores/as, auxiliares de serviços gerais, entre outros) e alunos e pais interessados sobre as técnicas agrícolas para produção de alimentos, assim como assuntos relacionados à educação ambiental, gestão de resíduos, compostagem, novas técnicas de preparo de alimentos dentro dos princípios higiênico-sanitários, nutrição equilibrada e saudável. O objetivo é melhorar o aproveitamento nutricional das hortaliças produzidas nas hortas, respeitando a cultura e a tradição alimentar locais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114