Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Sábado, 08 de dezembro de 2018, 20h31

Pesquisadora da Embrapa está entre os cem mais citados no mundo


Pesquisas citadas envolvem trabalhos com açaí, linhaça e café - Foto: João Eugênio

A pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro), Renata Valeriano Tonon, está entre os cem pesquisadores mais citados no mundo - em suas áreas de conhecimento, no ano de 2018 - de acordo com a empresa de consultoria Clarivate Analytics. A lista leva em consideração o número de citações por artigos publicados no período de dez anos. Os selecionados fazem parte do grupo de 1% de cientistas com as mais altas médias de citações nesse período. Aproximadamente seis mil pesquisadores foram selecionados. Outros 11 cientistas brasileiros também fazem parte da lista.

“Isso mostra o potencial que o Brasil tem de fazer ciência de alta qualidade, requisito fundamental para se produzir tecnologia de alta qualidade, e a importância de se ter investimentos em pesquisa, tão escassos ultimamente no país”, diz.

Renata possui graduação, mestrado e doutorado em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com doutorado-sanduíche no Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), em Montpellier, França. Está na Embrapa desde 2010, onde atua principalmente nos temas extração e microencapsulação de compostos bioativos; tecnologia de membranas e aproveitamento de resíduos agroindustriais.

Seus artigos mais citados são relativos ao doutorado e pós-doutorado, quando trabalhou na obtenção de uma polpa de açaí em pó rica em compostos antioxidantes e na microencapsulação dos óleos de linhaça e de café torrado. Os trabalhos foram publicados entre 2009 e 2012. “Me sinto grata pelo reconhecimento de nosso trabalho e fico feliz em poder aplicar o conhecimento adquirido, durante esse período, no desenvolvimento de produtos e processos em parceria com empresas que têm nos procurado na Embrapa. É a ciência se transformando em tecnologia e inovação”, declara.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114