Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Domingo, 16 de dezembro de 2018, 09h13

Gigante marroquina dos fertilizantes se aproxima da Embrapa


A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) recebeu, no dia 12 de dezembro, a visita do CEO no Brasil da OCP, estatal de fosfato do Marrocos, Olavio Takenaka. A empresa controla a maior reserva de fósforo do planeta, possui um faturamento anual em torno de 20 bilhões de dólares, com aproximadamente 60% do market share de fósforo do mundo. O elemento corresponde a 25% do total das exportações do Marrocos. Sendo o Brasil um grande comprador.

“A OCP quer se aproximar da Embrapa, eles entendem nossa Empresa como um benchmark para a agricultura, e também um player importante na pesquisa em solos tropicais”, revela o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos, Vinicius Benites, que, anteriormente, fez, em Rio Verde (GO), trabalho de avaliação de produtos da OCP. A empresa africana tem interesse em expandir a agricultura na África, como parte de ação governamental. “O Marrocos está fazendo acordos bilaterais com vários países do continente para fornecimento de fertilizantes, eles entendem o tamanho do mercado africano”, complementa Benites.

Takenaka pretende se reunir com o presidente da Embrapa para conversar sobre esses pontos. “Eles têm interesse em três assuntos específicos: África como um todo, Marrocos e Brasil, a OCP está ampliando sua ação no Brasil, hoje ela vende matéria-prima de fertilizantes para as misturadoras que comercializam para o produtor, não atendendo diretamente esse homem do campo. No futuro, pretendem ampliar o mercado de varejo, fazendo a venda direta ao produtor, por isso querem entender melhor a agricultura brasileira”, complementa Benites.

Visita ao Marrocos em 2019
Recentemente, foi fundada a Universidade Politécnica Mohammed VI, em Ben Guerir, no Marrocos, que atrai cientistas do mundo inteiro. Vinicius e mais dois profissionais da Embrapa Solos Ronaldo Pereira Oliveira e André Marcelo de Souza foram convidados para participar em abril de 2019 do Agriedge, evento promovido pela instituição de ensino no qual abordarão temas como análise exploratória da fertilidade do solo no Cerrado brasileiro, tecnologias inovadoras e aproximações ligadas a dados e política de agricultura de precisão e tendências para financiamentos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114