Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 13 de fevereiro de 2019, 08h54

Embrapa assina acordo para pesquisas sobre aproveitamento de resíduos de rochas


O presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, assinou, nesta terça-feira, 12, protocolo de intenções para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias que permitam o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais na agropecuária. O acordo envolve a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas). A assinatura ocorreu durante a abertura da Vitória Stone Fair, que acontece em Serra (ES) até sexta-feira, 15.

"Queremos que a ciência esteja disponível com os seus recursos para trabalhar em benefício do setor, que certamente trará benefícios significativos para o setor agropecuário", disse o presidente. Segundo ele, a Empresa tem todo interesse em compartilhar conhecimento e somar esforços com as entidades estaduais e a Incaper.

Para presidente do Sindirochas, Tales Machado, conhecer o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa tem sido uma surpresa. "Estamos muito otimistas e com esperança de que essa iniciativa, a partir de agora, vai fortalecer e fazer toda a diferença, em especial na questão ambiental", comentou.

O Brasil é o quarto maior produtor de pedras naturais. A Embrapa atua em pesquisas com rochas moídas in natura, chamadas “pó de rocha”. A intenção é utilizá-las para o manejo da fertilidade do solo pela recomposição de minerais e aumento da eficiência no uso de nutrientes pelas plantas.

O pesquisador Eder Martins, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), participou do lançamento. Ele explica que os chamados remineralizadores de solos, além de disponibilizar novos micronutrientes, aumentam a eficiência de uso de vários outros. Eder Martins participa da feira discutindo o potencial de aproveitamento de resíduos de mineração de rochas ornamentais na agricultura. Ele tem discutido particularmente técnicas de manejo como rochagem e produção de mineralizadores agrícolas.

Para o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, a utilização de matérias primas hoje descartadas permitiria aumentar a oferta de alternativas para os agricultores diminuírem o custo de produção.

Como parte do acordo de cooperação, Findes e Sindirochas vão disponibilizar informações e dados técnicos para a pesquisa da Embrapa e acompanhar o desenvolvimento do trabalho para fornecer todo o suporte possível.

Existem hoje, no Brasil, oito polos de produção de rochas ornamentais: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e Ceará.

Estavam presentes à assinatura do acordo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Leo de Castro; o presidente do Sindirocha, Tales Machado; o deputado federal Evair Viera de Melo; o diretor superintendente do Sebrae/ES, Pedro Gilson Rigo; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas), Reinaldo Dantas Sampaio; secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal de Oliveira; os diretores da Agência Nacional de Mineração, Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho, Débora Toci Puccini, Eduardo Araújo de Souza Leão e Tasso Mendonça Júnior; o gerente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Renato Mota de Oliveira; o presidente da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), Esteves Pedro Colnago; o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, Leonardo de Castro e o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antonio Carlos Machado.

A Feira Vitória Stone Fair está na 47ª edição e é uma das mais importantes do mundo no setor. São mais de 300 expositores e o público pode ver mais de 1,2 mil tipos de rochas, além de máquinas, insumos e equipamentos. A expectativa de publico é de 20 mil pessoas, de pelo menos 47 países.

Visita à Incaper

Durante a tarde, antes da participação no evento no município de Serra, acompanhado pelo deputado Evair de Melo, o presidente da Embrapa esteve na Unidade de Referência em Agroecologia do Incaper. As pesquisas são desenvolvidas na região central serrana do Espírito Santo, uma área de montanhas, com 950 metros de altitude, a 94 km de Vitória e referência nacional em agroecologia.

Sebastião Barbosa conheceu pesquisas em melhoramento genético para espécies para cultivo orgânico, área de plantio direto na palha, manejo de vegetação, controle fitossanitário e controle biológico e trabalhos de reciclagem de resíduos e compostagem, e de plantio direto. O objetivo das pesquisas na unidade é gerar tecnologia apropriada para o produtor orgânico melhorar a produção.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114