» mais
Comentar           Imprimir
Agro
Segunda, 18 de março de 2019, 14h44

Associados à Aprosoja asseguram recursos para manutenção de entidades filantrópicas


 Mais de 20 entidades filantrópicas atendidas, em todo o Estado, pelo projeto Agrosolidário - desenvolvido desde 2009 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) – foram visitadas a longo da semana por diretores, delegados e supervisores de campo da Associação. As visitas fazem parte de uma das ações da Aprosoja para que os associados possam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas entidades assistidas.

Desde 2009, o projeto atua em parceria com creches, asilos, hospitais e entidades filantrópicas, como o Hospital do Câncer, Santa Casa de Cuiabá, Projeto Flauta Mágica, entre outros que ao todo somam 74 entidades distribuídas em 30 cidades mato-grossenses. Por meio do projeto, são distribuídas bebidas de extrato de soja, com alto valor nutricional, e também recursos financeiros como forma de contribuir com o andamento dos trabalhos.

Produtora rural em Primavera do Leste, Rosana Galbieri Leal acompanhou as visitas realizadas em Cuiabá. “É importante que a gente acompanhe e tenha informações suficientes para deliberar nas assembleias. Não conhecia o Hospital de Câncer e a palavra sobre essa visita é gratidão. Porque o trabalho que se faz na unidade envolve recursos financeiros, mas, principalmente, humanidade e amor ao próximo. O fato de a Aprosoja direcionar recursos é muito bom. Considero essa visita de extrema informação, conhecimento e transparência”, afirmou Rosana, que também atua como conselheira fiscal e delegada na Região Sul de Mato Grosso.

Para a coordenadora de Relações Institucionais do Hospital de Câncer, Silvia Negri, o Agrosolidário é de extrema importância, pois colabora de forma direta e significativa no tratamento de pacientes com câncer, pelo alto valor nutricional do alimento. Somente em 2018 a unidade hospitalar, que é referência nacional, atendeu mais de 108 pacientes.

“O Agrosolidário, com a distribuição da bebida de soja, ajuda muito os pacientes oncológicos aqui do Hospital. Esse suplemento ajuda tanto os pacientes internados, na melhoria da nutrição deles, quanto os que recebem alta. O Hospital está fazendo 20 anos e a Aprosoja está conosco há muito tempo, colaborando com a construção de UTI infantil, compra de equipamentos e continuamente com a bebida de soja. Só temos a agradecer à Associação por estar conosco e por aceitar cada novo desafio”, afirmou.

A atuação do Agrosolidário no interior do Estado também é acompanhada de perto. Uma das visitas realizadas nesta etapa foi à Aldeia Três Jacus, em Sapezal. Lá, os índios complementam a alimentação e tratam doenças com a bebida de soja. O fornecimento do produto acontece nos postos de saúde mais próximos dessa e de outras aldeias que já solicitaram o alimento.

“Para os indígenas a bebida de soja é muito importante, principalmente, entre os idosos. Segundo a responsável pela educação indígena, foi observado que o índice de anemia diminuiu, após o início do projeto na região, com o consumo da bebida. Isso foi possível mensurar, pois os indígenas consomem a bebida no posto de saúde mais próximo da aldeia. Para se ter uma ideia, indígenas de outros municípios, como de Campo Novo do Parecis, pediram à Secretaria de Educação de Sapezal a bebida de soja. Assim, eles deixam no pedágio uma quantia para que ela possa conseguir atendê-los também”, contou a supervisora que realizou a visita, Tamara Souza.

Também receberam as equipes da Aprosoja no interior do estado a Creche Cantinho do Amor (Gaúcha do Norte), Instituição de Longa Permanência Lar Tia Nega (Alto Araguaia), Escola Municipal Três de Julho (Santa Rita do Trivelato), Instituto Desportivo da Criança e Associação dos Cegos (Cuiabá), entre outras.

O vice-presidente da entidade, Fernando Cadore, apontou que as visitas reforçam a importância das ações do Agrosolidário. "Estamos vendo in loco como o setor tem contribuído com essas entidades, tendo acesso à dimensão do trabalho prestado por elas. Quando estamos aqui temos mais clareza de como é importante esse envolvimento com pessoas e entidades que se dispõem a ajudar o próximo. A Aprosoja tem orgulho em conduzir um projeto que tem esse olhar mais humano e tão necessário", pontuou Cadore.

O presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, reforçou o compromisso da entidade com todas as instituições atendidas pelo Agrosolidário e enfatizou que as ações são frutos do trabalho dos mais de 5,5 mil produtores associados. “Estivemos em muitas destas instituições e vemos a importância desse trabalho do produtor rural, através da Aprosoja. Vamos continuar juntos com esse projeto garantindo que essas instituições recebam a nossa bebida de soja e/ou recursos financeiros”, finalizou.


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114