Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 24 de maio de 2010, 07h57

Em MegaLeilão de gado infraestrutura do estado vira tema de destaque


“Só é possível realizarmos este grandioso evento, graças a esta nova fase que vivemos, com estradas boas para transportar o gado e rebanho sem febre aftosa”, foi com estas palavras que o pecuarista Maurício Tonhá, o "Maurição", abriu um dos maiores leilões de gado da história de Cuiabá.

 

O MegaLeilão da Estância Bahia foi realizado no sábado (22.05) na capital mato-grossense e comercializou 21.138 animais. O evento atraiu pecuaristas de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, São Paulo e Rondônia. “Nós começamos em 1991 no município de Água Boa, hoje estamos com este espaço de leilão em Cuiabá e parceiras com outras regiões de Mato Grosso. Mas só conseguimos crescer mesmo nos últimos anos, graças ao asfalto que facilitou o transporte do gado e também aa solidez do mercado que vivemos hoje”, destacou Maurição.

O evento contou também com a presença de várias autoridades políticas, entre elas a do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que na ocasião agradeceu os produtores rurais por contribuírem para o fortalecimento da economia. “É muito gratificante quando participo de eventos como este, porque mostra o reflexo do nosso trabalho. Se investimos em infraestrutura no Estado construindo mais de 4,5Km de asfalto é justamente para oferecer melhor qualidade de transporte para todos que aqui moram, ou acreditaram em Mato Grosso para investir”, agradeceu Silval Barbosa.

Investimentos nas rodovias federais também foram anunciados durante o evento. Segundo o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, já estão garantidos recursos do Governo Federal para melhorar a malha rodoviária em Mato Grosso. “Estamos com R$ 83 bilhões de obras licitadas até 31 de dezembro de 2010 para serem investidos nos próximos cinco anos no Estado. Estamos de olho nesta nova fase de industrialização que o Estado vive e queremos contribuir para este crescimento”.

Outro fator que segundo os pecuaristas destaca Mato Grosso no mercado é a garantia do rebanho mato-grossense estar livre da febre aftosa. “Mato Grosso há 14 anos sem febre aftosa, esta frase já virou slogam e sinônimo de muitas conquistas para venda da nossa carne. Tenho orgulho quando recebo na minha fazenda pecuaristas de outros Estados para conhecer como trabalhos”, explicou Jamir Fernandes Prates, que é pecuarista há 33 anos no município de Chapada dos Guimarães.

Para garantir que a doença fique bem longe do rebanho, o Governo assinou no dia 17 de maio, em Brasília, convênios com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de R$ 1,9 milhão. Os recursos vão reforçar o combate à febre aftosa em todo Estado, principalmente na região de fronteira em municípios que fazem divisa com a Bolívia, como Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres e Pontes e Lacerda.

“Hoje temos um rebanho seguro, uma logística que melhora a cada ano e um Estado que cresce em ritmo acelerado. Tudo isso atrai cada vez mais investidores, ou neste caso, frigoríficos que geram emprego e renda para os municípios, fortalecendo desde o homem do campo ao homem da cidade”, destacou o deputado federal Homero Pereira.

Participaram do evento os secretários de Estado Vicente Falcão (Regularização Fundiária), Éder Moraes (Casa Civil), Edmilson dos Santos (Fazenda) e o deputado Estadual Adalto de Freitas Filho, entre outros convidados.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114