Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Quarta, 05 de maio de 2010, 08h26

Brasília sedia Fórum Mundial da Agricultura com foco para a América Latina


Especialistas debatem o papel da América Latina no abastecimento mundial de alimentos, fibras, combustíveis e água nos dias 12 e 13 de maio em Brasília.

O World Agricultural Forum (WAF), o Fórum Mundial de Agricultura, vai destacar o papel da América Latina no desafio de dobrar a produção de alimentos até 2050, além do abastecimento mundial de fibras, biocombustíveis e água.

 

Quais investimentos em infraestrutura e de produção serão necessários na região? O mundo pode contar com a América Latina como uma fonte de matérias-primas de alimentos, fibras e combustível? Como certas diretrizes políticas afetam o abastecimento global?

Estas são algumas das questões que serão debatidas por líderes políticos e da iniciativa privada, como ex-presidentes, ex-ministros, ex-senadores e grandes players do agronegócio brasileiro e de países como Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile, México, Peru e Costa Rica, entre outros.

O encontro, que vai acontecer na próxima semana, nos dias 12 e 13 de maio em Brasília, será presidido pelo ex-primeiro Ministro da Nova Zelândia, James Bolger.

O evento, tradicional nos Estados Unidos e em países da União Européia, vai acontecer pela primeira vez na América Latina. O objetivo é reunir produtores, indústrias de suprimentos agrícolas, empresas de tecnologia, instituições financeiras, transportadoras, empresas de telecomunicações, comerciantes e consumidores para discutir o futuro do agronegócio. Membros de governos e organizações políticas internacionais, cientistas, universidades, ONGs e meios de comunicação também participam do debate.

O desafio - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que até 2050 o mundo tenha 9 bilhões de habitantes que demandarão o dobro de alimentos. A melhora na renda da população, principalmente em países em desenvolvimento, vai elevar a demanda por alimentos mais sofisticados e a exigência dos consumidores por produtos de qualidade, economicamente viáveis e ambientalmente responsáveis.

O desenvolvimento da produção agrícola para atender a estas exigências é hoje um dos principais desafios do agronegócio. O resultado da Regional da América Latina do World Agricultural Forum será uma carta de recomendação aos governos de países da América Latina sobre os investimentos necessários e medidas para adequar as políticas agrícolas com base em um entendimento comum de objetivos e responsabilidades.

O evento tem o patrocínio da Novus Internacional.

Discussões

A WAF traz temas polêmicos para discussão, como o debate entre alimento e combustível, a segurança alimentar e a segurança do alimento, a sustentabilidade da agricultura, os investimentos no agronegócio, a gestão de recursos naturais, o impacto do livre comércio, a tecnologia e aceitação da biotecnologia, o aumento da demanda e a redução da disponibilidade de água doce, os exemplos e os avanços em bioenergia, a agricultura e a mudança climática.

Organizações representadas

O WAF reúne diferentes pontos de vista da agricultura global em uma plataforma de igualdade. Ao longo dos últimos cinco Congressos Mundiais, líderes compartilharam suas perspectivas sobre o agronegócio. Esta lista inclui chefes de estado, políticos, líderes empresariais, acadêmicos, economistas e meios de comunicação de todos os aspectos da cadeia produtiva.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114