Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 24 de maio de 2019, 12h17

Conab debate os desafios do mercado da horticultura em congresso luso-brasileiro


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está presente no 2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2019), que acontece até este sábado (25) em Goiânia. O presidente da estatal, Newton Júnior, participa de uma mesa redonda, nesta sexta-feira (24), que debaterá sobre os desafios encontrados no fortalecimento do mercado hortigranjeiro.

Horticultura (foto - internet)

No evento, o presidente apresentará um panorama do atual cenário mercadológico do setor e a importância do fornecimento de dados para subsidiar a tomada de decisão e impulsionar a produção com apoio desde a colheita, até a melhor forma de comercialização das mercadorias.

Também serão tratados os desafios enfrentados pelo mercado hortigranjeiro para garantir uma alimentação saudável à população e, ao mesmo tempo, mitigar as perdas e desperdício dos produtos por meio do uso da padronização de normas e sistemas de certificação, modernização da infraestrutura, melhorar as questões logísticas e o acondicionamento dos produtos, entre outros itens.

De acordo com o sistema de informações estatísticas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no Brasil, das 268,1 milhões de toneladas de alimentos disponíveis, 26,3 foram perdidas, ou seja, aproximadamente 10% do total disponível. Os produtos que apresentaram os maiores índices de perdas individualmente foram o abacaxi (20%), a mandioca (16%), a banana (15%), o inhame (12%) e as laranjas (10%).

O CLBHort2019 é uma realização da Associação Portuguesa de Horticultura (APH), Associação Brasileira de Horticultura (ABH), Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), com apoio da FMC Agricultural Solutions. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114