Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 11 de junho de 2010, 09h56
Meio Ambiente

Petrobras Ambiental aborda desenvolvimento sustentável dia 14 em Cuiabá


A Petrobras apresenta, na próxima quarta-feira (16), em Cuiabá (MT), as ações estratégicas do Programa Petrobras Ambiental, que inclui patrocínio a projetos, fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações para o desenvolvimento sustentável. O objetivo da caravana, que funciona como uma oficina presencial e gratuita, é prestar esclarecimentos, para representantes de instituições do Terceiro Setor, sobre o roteiro de elaboração de projetos ambientais adotado pela Petrobras.

Com o tema Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável, o Programa abrange todas as regiões brasileiras e biomas, atuando em três linhas: gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos; recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce; e fixação de carbono e emissões evitadas. Todas as linhas de atuação devem contemplar como tema transversal a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos recursos naturais e consumo consciente.

O evento gratuito será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso com início às 09 horas da manhã e previsão de término às 16 horas.

Na última seleção de projetos, em 2008, o Programa Petrobras Ambiental recebeu 892 inscrições e selecionou 47 projetos, investindo 60 milhões de reais. As caravanas ambientais percorreram 23 cidades de 20 estados brasileiros e reuniram cerca de 1200 representantes do Terceiro Setor. Nesta edição três projetos de Mato Grosso foram selecionados, entre eles o Projeto Poço de Carbono Juruena.

Desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena – ADERJUR, o objetivo central do Poço de Carbono Juruena é demonstrar a viabilidade econômica de seqüestro de carbono por meio de Sistemas Agroflorestais – SAFs, que, além de fixar o carbono no Município de Juruena, gerar renda aos pequenos e médios agricultores rurais de forma associada e participativa. A expectativa é que seja um modelo de projeto de desenvolvimento rural e conservação ambiental que tem como alavanca, a futura venda de créditos de carbono. O projeto é desenvolvido com 150 agricultores, envolvendo uma área de 660 hectares com Sistemas Agroflorestais-SAFs e 7.000 hectares de área onde o desmatamento será evitado.

Na seleção de projetos em 2006 o Projeto União dos Povos da Floresta para Proteção dos Rios Juruena e Aripuanã, executado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aripuanã, foi um dos contemplados. Envolvendo cerca de 470 famílias que ocupam uma região de 623 mil hectares na região noroeste da Amazônia mato-grossense, as ações do Projeto estão voltadas para o fortalecimento da articulação e organização social em torno do manejo florestal comunitário e implantação de sistemas agroflorestais em áreas desmatadas. O objetivo é promover a recuperação de matas ciliares e a gestão de microbacias, valorizando, assim, a manutenção da floresta em pé e seus recursos hídricos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114