Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Domingo, 25 de agosto de 2019, 07h16

Embrapa lança tecnologias para controle do capim-annoni, fruticultura e pecuária na Expointer


.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marca sua presença na 42ª edição da Expointer com o lançamento de tecnologias para o produtor rural. Entre as novidades está prevista a apresentação do novo modelo da Campo Limpo, máquina usada para controle do capim-annoni; o livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde; a nova fase do programa Balde Cheio no RS; e o Serviço de Predições Genômicas para as raças Hereford e Braford, além dos sumários de touros da Associação Nacional de Criadores (ANC) e da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

O evento oficial de lançamento das tecnologias da Embrapa ocorre no dia 29 de agosto de 2019, quinta-feira, às 16h, no espaço da Embrapa localizado no Pavilhão Internacional, junto ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) e Incra. A atividade deve contar com a participação da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente da Embrapa, Celso Moretti.

A Expointer, considerada a maior feira agropecuária da América Latina, ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro de 2019, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Participam dessa edição da Expointer as Unidades Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS).

Lançamentos
Campo Limpo - Lançada originalmente em 2008, a Embrapa Pecuária Sul e a Grazmec apresentam ao público em 2019 um novo modelo do aplicador seletivo de herbicidas Campo Limpo, com design atualizado e melhorias no mecanismo de limpeza, componentes mais robustos e melhor fluxo de distribuição do herbicida. A nova máquina também terá alguns opcionais, como aumento da área de aplicação do herbicida e sistema hidráulico nas articulações. A Campo Limpo controla de forma seletiva gramíneas indesejáveis como o capim-annoni. Também controla plantas tóxicas de folha larga como a maria-mole/flor-das-almas e o mio-mio. Apesar de ter sido concebida nas condições do Rio Grande do Sul, a máquina tem eficiência no combate de diversas plantas invasoras no Brasil, como o capim-navalha.

Livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde - A Embrapa Clima Temperado lança o livro Pêssego, Nectarina e Ameixa – O produtor pergunta, a Embrapa Responde, que faz parte da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, um dos canais de maior sucesso, concebidos pela Embrapa, para suprir produtores com informações claras e objetivas sobre um tema específico da agricultura ou pecuária. A obra traz em foco uma das principais cadeias produtivas em fruticultura da região Sul em 21 capítulos. Os editores são pesquisadores da Unidade, localizada em Pelotas. O município é responsável pela produção de 95% do pêssego em calda, processado de forma industrial, em todo o Brasil.

Segunda fase do programa Balde Cheio no RS - Com foco na bovinocultura de leite, o Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais, com uso de tecnologias adaptadas às propriedades, visando a evolução dos índices técnicos e econômicos. Em 2019, a Embrapa Clima Temperado e a Embrapa Pecuária Sul, em parceria com diversas instituições e com os produtores, lançam a segunda fase de atividades do programa no Rio Grande do Sul. O município de Alegrete foi o primeiro a retomar o Balde Cheio no Estado, e já conta com sete Unidades Demonstrativas do projeto instaladas.

Serviço de Predições Genômicas para as raças Hereford e Braford - A Embrapa, em parceria com a Conexão Delta G e o GenSys Consultores Associados, e com o apoio da ABHB, lança o Serviço de Predições Genômicas para as raças Hereford e Braford. Com base de dados de mais de 6 mil animais, com contagens de carrapato e informações de outras características de adaptação ao calor e produtivas, bem como genotipagens para 50 mil marcadores moleculares do tipo SNP, foi possível gerar avaliações genéticas aprimoradas pela genômica, que são mais precisas que as tradicionais. Na prática, a diferença em usar touros de alta resistência em relação aos mais suscetíveis (baixa resistência) é uma redução ao redor de 1/3 na contagem média de carrapatos nos filhos, ou seja, o produtor deve esperar um nível de infestação por carrapatos 33% menor nos filhos dos touros de alta resistência, tanto no ambiente subtropical como no tropical.

Sumários de touros da Associação Nacional de Criadores e da ABHB - A Embrapa Pecuária Sul e a Associação Nacional de Criadores (ANC) lançam o Sumário de Touros da ANC, tendo como destaque o Índice Bioeconômico de Carcaça, direcionado para as raças Angus e Brangus, bem como índices à desmama e final para as raças Angus, Brangus, Hereford, Braford, Devon e Charolês. Já a ABHB, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, lança o Sumário do PampaPlus, com a novidade das avaliações de ultrassonografia de carcaça.

Outros destaques
Embrapa Clima Temperado - No estande da Embrapa no Pavilhão Internacional, a Unidade de Pelotas leva para a Expointer cultivares já lançadas, como as batatas-doces BRS Gaita, BRS Amélia, BRS Cuia e BRS Rubissol; as batatas brancas BRSIPR Bel e BRS F63 Camila; as cultivares de pêssego BRS Citrino e BRS RubraMoore; e as cultivares de amora-preta BRS Xingu e BRS Cainguá. Outra tecnologia apresentada é a BRS Pampa CL, cultivar de arroz irrigado que demanda 15% menos irrigação em comparação às cultivares de ciclos mais longos.

A Unidade também leva para a exposição o livro Morangueiro, com as principais informações sobre o cultivo do morango, geradas por cerca de 50 profissionais da Embrapa, de universidades e de institutos estaduais de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. Outro destaque é a Régua de Manejo de Pastagens BRS Sul, que permite ajustar a carga animal em uma determinada pastagem. A vantagem da régua de manejo é já conter as medidas ideais para cada espécie forrageira, com as alturas de entrada e saída de pastejo ou corte.

A Embrapa Clima Temperado também estará presente no espaço da Emater/RS-Ascar.

Embrapa Pecuária Sul - No estande da Embrapa no Pavilhão Internacional, a Unidade de Bagé trabalha o tema Desmistificação do Consumo da Carne Ovina, com a apresentação de uma revista totalmente voltada ao assunto, incluindo informações técnicas, artigos e receitas com a proteína. O público também poderá conhecer o Manual de Cortes de Carne Ovina e interagir com um protótipo de ovelha em tamanho real, que mostra as principais peças de carne ovina.

Outro tema a ser apresentado pela Unidade é o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), com foco no controle de plantas invasoras como o capim-annoni. O objetivo é demonstrar os quatro pilares que compõem o método: o controle de plantas indesejáveis, com o uso de tecnologias como a máquina Campo Limpo e a enxada química; a correção e a manutenção da fertilidade do solo (no estande serão apresentadas as diferenças que ocorrem no solo de uma pastagem bem manejada em relação a uma mal manejada); a sobressemeadura de espécies forrageiras de inverno e de verão, com a apresentação das principais cultivares forrageiras lançadas pela Unidade, UFRGS e Sulpasto nos últimos anos; e o ajuste de carga animal de acordo com a oferta de pastagem.

A Unidade também marca presença no estande do Senar, no ambiente que trata do bem-estar animal; na Vitrine da Carne no estande Juntos para Competir, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e com a Associação Brasileira de Angus; e no estande da Associação de Criadores de Charolês, para apresentação das Provas de Avaliação a Campo e de Consumo Alimentar Residual

Embrapa Suínos e Aves - No estande da Embrapa no Pavilhão Internacional, a Unidade de Concórdia apresenta a Poedeira Embrapa 051, galinha especializada na produção de ovos de mesa de casca marrom, bem adaptada aos sistemas menos intensivos, com potencial para produzir 345 ovos/ave alojada durante o ciclo produtivo.

Outra tecnologia presente na exposição é o Suíno MS115/Fêmea MO25C. A linhagem de reprodutores machos Embrapa MS115 foi concebida para atender a demanda por animais mais pesados ao abate, com alto potencial de deposição de carne, reduzida espessura de toucinho e melhor conversão alimentar. A linhagem é livre do gene halotano, ligado ao estresse nos animais e a má qualidade de carne. Já a Fêmea MO25C tem como principal característica a maciez e cor avermelhada da carne e sua suculência (marmoreio), percebida principalmente nos produtos curados.

Junto com estas soluções tecnológicas, a Embrapa Suínos e Aves leva um conjunto de informações sobre biosseguridade na produção de suínos, além de apresentar a tecnologia de abatedouros de suínos modulares móveis, pré-fabricados, para uso em um único local (estacionários) ou itinerantes (transportáveis por carretas rodoviárias).

Embrapa Uva e Vinho - Neste ano a Unidade de Bento Gonçalves apresenta suas tecnologias no estande Juntos Para Competir (Farsul, Senar/RS e Sebrae/ RS), com foco na temática das Indicações Geográficas de Vinhos. No espaço, além de conhecerem esse importante processo de qualificação do vinho, os visitantes poderão participar de uma degustação guiada e conhecer os espumantes Brut da Indicação Geográfica de Pinto Bandeira, o Merlot com a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, o Tannat da Campanha Gaúcha e o Vinho BRS Lorena, produzido com uva desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho.

Eventos
Prêmio A Granja - No dia 27 de agosto, às 20h, o presidente Celso Moretti recebe em nome de toda a Embrapa o prêmio de Destaques do ano concedido pela Revista A Granja. No dia 29, o presidente acompanha a comitiva da Ministra Tereza Cristina nas atividades da Expointer.

Workshop para jornalistas - A Embrapa Trigo e a Emater/RS-Ascar realizam, na quarta-feira (28/08), a partir das 9h, no auditório da Emater na Expointer, um Workshop direcionado exclusivamente a jornalistas, denominado: Soja no contexto da Sustentabilidade. O objetivo do Workshop é promover o debate sobre a relevância da soja para o agronegócio brasileiro, a necessidade da adoção de tecnologias sustentáveis de produção e o papel da soja nos sistemas integrados e, desta forma, contribuir para o aprimoramento da cobertura jornalística de qualidade nas regiões produtoras de soja.

8º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar - A Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a Divisão de Agroindústria Familiar, Comercialização e Abastecimento (DACA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural EAPDR, promove o 8º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. O Concurso, na categoria Vinhos e Sucos de Uva ocorre a partir das 9 horas da segunda-feira (26/08), no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Brangus - No dia 26 de agosto, no espaço da Associação Brasileira de Brangus, a Embrapa Pecuária Sul participa do Workshop Brangus – A Raça Técnica, a partir das 9h, e da Homenagem aos Pioneiros da Raça Brangus, a partir das 17h.

PAC Embrapa/ABHB e Embrapa/Charolês - No dia 28 de agosto, às 16h, acontece a amostra e avaliação de touros da Prova de Avaliação a Campo da Embrapa/ABHB. Já no dia 29 de agosto, a partir das 16h30min, acontece o Coquetel da Associação de Criadores de Charolês. Na programação do evento está prevista a apresentação dos resultados da 2ª Prova de Avaliação a Campo e de Consumo Alimentar Residual da Raça Charolês para o público e imprensa.

Arroz e cadeia láctea - A Embrapa Clima Temperado participa, na segunda-feira (26/08), às 12h30min, na Casa do Irga, do Lançamento da Abertura da Colheita do Arroz e, na terça-feira (27/08), da apresentação do Planejarroz, em parceria com a UFSM. Na quarta-feira (28/08), às 15h, na Casa da Apil/RS, a Unidade marca presença no Painel da Cadeia Láctea – Oportunidades e Entraves do Mercado Internacional.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114