Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Domingo, 25 de agosto de 2019, 09h14

Trajetória de pioneiro em nanotecnologia na agricultura motiva título de 'Cidadão Benemérito'


  “Você tem feito a diferença em seu tempo!” Assim foi saudado o pesquisador da Embrapa Instrumentação Luiz Henrique Capparelli Mattoso ao receber o título de “Cidadão Benemérito de São Carlos”, na quinta-feira (22), em sessão solene realizada na Câmara Municipal, pelo vereador Luis Enrique Paulino Carmelo (Kiki), autor da homenagem - aprovada por unanimidade pelos 21 vereadores.
Psicólogo e filósofo, o vereador disse cumprir um “dever cívico” ao homenagear o engenheiro de materiais, que há 25 anos atua com pesquisas em nanotecnologia aplicada à agricultura. Kiki destacou o papel de Mattoso ao despertar a vocação da ciência nos jovens, além do sinal de esperança e patriotismo, pois resolveu permanecer em São Carlos, mesmo tendo convites para trabalhar fora do Brasil.
Autor de 12 patentes, 35 capítulos de livros e 360 trabalhos publicados em revistas especializadas indexadas com mais de 13.300 citações e fator H 59 (Google Scholar), além de ter orientado 70 alunos de doutorado e mestrado e mais de 30 pós-doutorandos sob sua supervisão, o presidente do portifólio de Nanotecnologia foi referenciado pela carreira, que inclui prêmios como o Governador do Estado - Invento Brasileiro do SEDAI.
“Prestigiar um pesquisador com esse nível de carreira é dar um sinal claro que a pesquisa precisa ser prestigiada, as nações são construídas pela ciência”, afirmou José Galizia Tundisi, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atual secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos.
O vice-reitor da Universidade Federal de São Carlos, Walter Libardi, ao lembrar que foi professor do homenageado durante seus estudos durante a graduação na UFSCar, salientou que “o principal objetivo da universidade é formar pessoas bem preparadas, o Mattoso superou isso”.
Já o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, João Naime, destacou o trabalho do também ex-chefe-geral em transformar o conhecimento em inovações, como os resultados recentes da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio como fertilizante com liberação controlada e nanoemulsão de cera de carnaúba – Mattoso foi um dos idealizadores da Rede AgroNano.
Em seu agradecimento Luiz Mattoso dedicou o título aos pais – presentes à solenidade – e enfatizou que todo ser humano deve se apoiar no tripé família, igreja e trabalho. “A família é a célula da sociedade”, disse o pai de quatro filhos, que desde os sete anos de idade ajudava os pais a arrecadar mantimentos para pessoas necessitadas na Vila Prado, antigo bairro de São Carlos.
Ciclo virtuoso
Durante a sessão solene também foram premiados dez estudantes, autores das melhores redações do Programa Embrapa & Escola, elaboradas depois de visitas à Embrapa Instrumentação e Embrapa Pecuária Sudeste - numa parceria inédita com a Câmara de Vereadores, Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação, com recursos de uma emenda parlamentar do vereador Kiki.
Os alunos de três escolas estaduais e duas municipais, com idades entre 13 e 15 anos, que já tinham assistido à uma palestra sobre Nanotecnologia com o agora “Cidadão Benemérito” de São Carlos, também receberam uma mensagem. “Vocês devem buscar esse ciclo virtuoso, ter o desejo de aprender, de serem bons filhos, bons pais, bons alunos e levar o conhecimento para outras pessoas. Nós podemos ser os protagonistas para uma sociedade melhor”, finalizou Luiz Mattoso.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114