Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 16 de julho de 2010, 15h47

Escritório regional da Empaer tem novo supervisor


Tomou posse nessa quinta-feira (15.07) o novo supervisor do escritório regional de Cuiabá da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Vico Capistrano de Alencar, que vai comandar 13 escritórios da Baixada Cuiabana que atendem aproximadamente 22 mil produtores rurais. Funcionário há mais de 30 anos da empresa, Vico tem como meta alavancar a produção de hortifruti para atender a Central de Comercialização da Agricultura Familiar. “Não tenho medo em assumir o cargo de supervisor. Apesar do quadro reduzido, temos uma equipe competente e de qualidade, meu compromisso é cumprir com as minhas obrigações para o meio rural”, destaca Capistrano.

O engenheiro florestal da Empaer, Carlos Antônio Branco Lopes,que comandou o escritório regional por mais de três anos, agradeceu a equipe de trabalho e disse que sua missão estava cumprida. Lopes ressaltou que vai apoiar o trabalho do novo supervisor e se colocava á disposição para qualquer atividade. A transmissão de cargo aconteceu no Núcleo de Laboratórios da Empaer, no município de Várzea Grande e contou com a presença de mais de 80 pessoas.

O secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Jilson Francisco da Silva fala que o período em que Lopes esteve à frente do escritório foi tranqüilo e de muito trabalho. Conforme o secretário, o serviço da extensão rural evoluiu e criou expectativas de investimentos para promover a agricultura familiar. “É o serviço que não pode faltar para uma família no campo, se não fosse a Empaer quantas mil famílias estariam passando por dificuldades. Muitas cidades no Estado de Mato Grosso existem graças ao serviço da extensão rural. Vejo que a cada dia é importante fazer mais investimentos nessa empresa que auxilia na tecnologia de produção de alimentos. Acredito na capacidade dos técnicos de revolucionar o sistema de produção da Baixada Cuiabana”, enfatiza Jilson.

O presidente da Empaer, Enock Alves dos Santos fez uma retrospectiva da Empaer, lembrando de vários governantes e que a empresa está há mais de 45 anos, na difusão de tecnologias voltadas para o agricultor. E cita que o mais novo funcionário tem aproximadamente 20 anos de carreira, tendo muita experiência a repassar. Hoje são mais de 140 mil agricultores familiares que necessitam de assistência técnica e extensão rural no Estado. “A reestruturação da empresa passa em primeiro lugar pela realização de um concurso público para contratação de mais de 700 técnicos. E não estamos conseguindo atender todas as demandas”, desabafa Enock.

A posse contou com a presença do secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos do Estado, Reinaldo Loffi, representante do Banco do Brasil, Márcio Rockenbach, Diretor da Agricultura do município de Cuiabá, Geraldo Donizeti, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cuiabá, Edivaldo José da Silva, Presidente da Associação do Cinturão Verde, Benedito Abílio de Farias, Os diretores da Empaer, Almir de Sousa Ferra e Carlos Milhomem, políticos, produtores rurais, servidores e entidades rurais.

Central de Comercialização

Logo após a solenidade de posse foi realizada uma reunião com todos os coordenadores dos escritórios da Baixada Cuiabana para discutir a tecnologia de produção utilizada pelos produtores que estão abastecendo a Central de Comercialização da Agricultura Familiar. O diretor técnico da Empaer, Almir de Sousa Ferro comenta que foi assinado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Fundaper um projeto para organização e comercialização de frutas, legumes, verduras no Território da Cidadania da Baixada Cuiabana com capacitação de técnicos e produtores rurais em tecnologia da produção. O evento começa no dia 26.07, no município de Poconé, para os técnicos agropecuários da Empaer.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114