Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 19 de agosto de 2010, 05h59
Celeiro

Conab estima que Mato Grosso vai perder 701 mil toneladas de milho


Segundo os dados levantados pela Conab, Mato Grosso deve colher nesta atual safra cerca de 23,390 milhões de toneladas de grãos. Um resultado que é considerado excelente diante dos seguidos períodos críticos enfrentados pelo estado. Mas infelizmente cerca de 701 mil toneladas serão perdidas depois de colocadas nas unidades de armazenagem.

Isto porque é comum no ambiente armazenador, a ocorrência de grãos deteriorados e ardidos, problemas causados na camada superior da massa de grãos assim como na lateral do silo, e mofo entre outros. Este volume de perdas corresponde a 3% do total de grãos colhidos e é algo considerado “normal"; entre todos que operam estes equipamentos e que também compõem a chamada de “quebra técnica”.

Fazendo as contas, isto pode significar uma redução nos lucros na ordem de R$ 725 mil. Produtores matogrossenses como Argino Bedin de Sorriso, Elusmar Maggi Scheffer diretor do Grupo Bom Futuro, de Rondonópolis, Fiagril Ltda de Lucas do Rio Verde e o Grupo Pinesso, entre outros, já encontraram uma solução muito eficiente, barata e segura para estes problemas e estão reduzindo suas perdas em armazenagem. Trata-se do Cycloar, um sistema de exaustão, criado no Brasil (Curitiba-PR) e que vem revolucionando a armazenagem brasileira.

A ação do Cycloar é proporcionar a eliminação destas ocorrências, de forma natural e sem custos, e preservar a colheita armazenada com melhor qualidade. Os produtores além de obterem melhor qualidade dos grãos a rmazenados, reduzem os custos de armazenamento, obtendo lucros extras, como economia de energia elétrica, uniformidade e redução da temperatura na massa e eliminação de odores, antes não dimensionados. “Muitos produtores não percebem que estão deixando de aumentar seus ganhos porque continuam aceitando a quebra técnica. Além dos problemas citados os grãos vão perder também qualidade e peso o que no final, pode aumentar ainda mais o prejuízo daquela safra” ressalta Adriano Mallet, diretor técnico da Agrocult, empresa que presta consultoria em armazenagem de grãos.

Agrolink




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114