Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 24 de setembro de 2010, 18h01

Asfaltamento de rodovias vão impulsionar produção de arroz em Mato Grosso


Mato Grosso produz cerca de 800 mil toneladas de arroz numa área de aproximadamente 250 mil hectares. As perspectivas para a cultura nos próximos anos são consideradas positivas pelos representantes da cadeia produtiva. Aumentar a produção de forma sustentável, garantindo geração de renda, emprego e alimento de qualidade para a população são alguns dos principais desafios do setor. O assunto foi abordado no IV Seminário de Cultura do Arroz de Terras Altas de Mato Grosso, realizado nesta sexta-feira (24), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Durante o evento foram apresentadas informações sobre as estratégias de produção sustentável do arroz no estado, classificação, qualidade e as expectativas do produtor e da indústria.

 

Na palestra “Produção de arroz em Mato Grosso: desafios e perspectivas”, o diretor executivo da Famato, Seneri Paludo, destacou a importância da conclusão da BR 158 e BR 163 para facilitar o escoamento e abastecimento do arroz mato-grossense aos mercados da região Nordeste do país.

 

Em Mato Grosso, o plantio está concentrado principalmente nas regiões médio-norte e nordeste, que respondem, respectivamente, por 25,3% e 30% da produção estadual. Boa parte do que é produzido no nordeste do estado é industrializado em Goiás. Isso demonstra, por tanto, a importância da implantação de indústrias nessas regiões também. Paludo disse ainda que o futuro da rizicultura no estado está ligado diretamente com a recuperação de áreas degradadas e, para isso, a introdução de tecnologias, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), são fundamentais nesse processo. “Nos próximos 10 anos a produção de arroz em Mato Grosso vai dobrar”, estima.

 

O palestrante Pedro Luiz Oliveira de Almeida Machado, chefe da Embrapa Arroz e Feijão, enfatizou as principais tecnologias de produção consideradas sustentáveis e que devem continuar sendo adotadas pelos produtores, como o manejo integrado de pragas e doenças, o Plantio Direto (PD) e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Machado também apresentou uma pesquisa nacional do Ibope Inteligência, encomendada pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), apontando que, entre os principais alimentos lançados no mercado, o arroz é um dos que mais desperta o desejo de compra do consumidor. Além disso, os consumidores pesquisados consideram a “qualidade” dos alimentos um dos fatores mais importantes no momento da compra de um produto.

 

Na perspectiva do setor industrial, o palestrante Mauro Cabral de Morais, diretor do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso (Siar-Sul) e vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), apontou alguns dos principais desafios do setor. Entre eles estão manutenção dos estoques, investimentos em infra-estrutura e armazenagem e renovação de maquinário.

 

Paulo Morceli, analista de mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), avaliou, durante a palestra “Conjuntura e perspectiva do arroz para a safra 2010/2011”, que há espaço para crescimento da produção de arroz em Mato Grosso. “O estado tem cerca de 500 mil toneladas de demanda insatisfeita e os preços iniciais estão bons”, justificou, considerando que a industria demanda em torno de 1,3 milhão de toneladas e o estado produz cerca de 800 toneladas. No entanto, ele alertou que o produtor terá que tomar cuidado com a qualidade do produto – principal pré-requisito exigido pelos mercados consumidores. Morceli informou, ainda, que a os preços mínimos do arroz para a próxima safra (2010/2011) mato-grossense serão mantidos: R$ 23,53 a saca de 50 kg e R$ 28,83 a saca de 60 kg.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114