Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Sexta, 15 de outubro de 2021, 09h43

Pesquisa destaca a presença e a força feminina no agronegócio


Attuale Comunicação
Mulher no campo: é cada vez maior a presença feminina na gestão de propriedades rurais


Mulher no campo: é cada vez maior a presença feminina na gestão de propriedades rurais. Foto: Banco de Imagens/Attuale Comunicação

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) sobre os hábitos do produtor rural, com prospecção e análise da RV Mondel, mostra que 94% dos produtores consideram “vital” e “muito importante” a presença da mulher no agro.

A pesquisa mostra que 78% das mulheres trabalham oito horas ou mais por dia na administração das propriedades rurais, considerando, nesse contexto, todos os estados brasileiros, culturas e populações envolvidos no levantamento. Segundo a pesquisa, a quantidade de horas trabalhadas pelas mulheres demonstra a força feminina no agro.

O estudo também considerou o nível de escolaridade das mulheres. De modo geral, apenas 28% das mulheres tem superior incompleto ou superior completo.

Apesar dos avanços, a pesquisa concluiu que o Brasil é muito grande e tem características regionais próprias, o que reflete na maior ou menor presença da mulher em postos de gestão ou liderança.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, na produção de gado de leite, o levantamento revela que a mulher está presente em 88% das propriedades de pequeno, médio e grande portes. Já na cultura da soja, em Minas Gerais, apenas 2% das propriedades conta com a participação de mulheres no gerenciamento do negócio.

Importância
“Há décadas as mulheres estão presentes no campo, sobretudo nas pequenas propriedades. É inquestionável a marca feminina na evolução e no crescimento conquistados pelo agro brasileiro nos últimos 50 anos”, destaca o coordenador do movimento Todos A Uma Só Voz, Ricardo Nicodemos.

Com o propósito de conectar toda a cadeia produtiva do agro e motivar a admiração e a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores, o movimento elabora ações e atividades que evidenciam a importância da mulher no setor.

Exemplos
Um exemplo dessa iniciativa é a Rainha Ester, que se dedica a desenvolver projetos de ajuda aos pequenos produtores e a orientar as mulheres para que liderem esses programas. A personagem pode ser vista no segundo episódio da série O Reino de Agrus, disponível no site do Todos A Uma Só Voz.

Outra ação que mostra o quanto o movimento tem a preocupação de mostrar a importância da mulher para o setor, é a série na “Rota do Líder”, que em seu primeiro episódio convidou três lideranças femininas em suas áreas de atuação, dentre elas, Carmen Perez, uma pecuarista que tem realizado um excelente trabalho de conscientização sobre a importância de se adotar boas práticas sustentáveis e de bem-estar animal.

Mentores
Além disso, o movimento Todos A Uma Só Voz criou um grupo de mentores que ajuda na orientação das ações, formado pelos profissionais Ana Paula Vaz, Áurea Puga, Claudia Leite, Eduardo Eugênio Spers, João Paulo Morello, Luciana Florêncio e Mariselma Ferreira.

“Nós, de fato, acreditamos que a participação da mulher é muito importante em nosso dia a dia. Por isso, dos nossos sete mentores, cinco são mulheres e uma delas uma produtora”, declara Nicodemos.

Eventos
A participação do movimento Todos A Uma Só Voz como apoiador em eventos e congressos que destacam o trabalho da mulher também é uma forma de reforçar a presença feminina e de fortalecer ainda mais a sua imagem.

Entre esses eventos destaca-se o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que há seis anos proporciona um espaço de debate e união para produtoras de todo o País.

A edição deste ano, que segue sua missão de evidenciar a força da mulher no agronegócio, será promovida nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com o tema “Digital & Agregação de Valor – A nova liderança no Agro”.

As discussões estarão focadas em mostrar mudanças profundas no setor em uma nova cultura empresarial, uma nova visão dos negócios e um novo timing gerencial das operações, ou seja, um novo perfil de liderança.

Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o movimento Todos A Uma Só Voz conta com o apoio de instituições e empresas, entre elas a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), além de profissionais de diversas áreas.

Acesse aqui o site do movimento para mais informações.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114