Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Sexta, 28 de janeiro de 2011, 16h24
Dias de Campo

TMG mostra importância da pesquisa para sojicultura de MT


Com o objetivo de destacar a contribuição da pesquisa agrícola para o desenvolvimento da sojicultura em Mato Grosso, pesquisadores da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), estão apresentando aos participantes dos Dias de Campo 2011 Fundação MT que acontece em várias cidades do estado, o seu portfólio de variedades de soja com alto potencial produtivo, adaptadas às várias condições de clima e solo e resistentes às principais doenças que ocorrem na cultura da soja.

As tecnologias desenvolvidas pela TMG presentes em suas variedades permitem ao produtor manejar os principais fatores limitantes (como doenças e pragas) presentes em suas áreas de produção; otimizar o uso de terras, máquinas, mão de obra; aumentar as possibilidades de rotação de culturas; e consequentemente melhoram a rentabilidade do produtor.

Há mais de dez anos a TMG contribui com a classe produtora através do desenvolvimento de variedades inovadoras. As cultivares resistentes aos nematoides de cisto da soja, as super precoces e as variedades Inox são algumas das tecnologias disponibilizadas pela TMG.

“A TMG é uma empresa amiga do produtor, que se preocupa em atender num curto espaço de tempo os problemas que aparecem nas lavouras. O produtor pode esperar da TMG uma parceria de longo prazo, uma empresa comprometida em estar sempre ao lado do produtor e da sojicultura nacional”, destaca Sergio Suzuki diretor-superintendente da TMG para a região do Cerrado.

As possibilidades de lançamento de novas tecnologias também estão sendo mostradas pelos pesquisadores ao público dos Dias de Campo 2011 Fundação MT. De acordo com Suzuki, os trabalhos da TMG estão focados em fornecer num futuro próximo variedades com ampla resistência ao nematoide de cisto (variedades com resistência à maioria das raças), variedades Inox com resistência aos nematoides de cisto e variedades transgênicas tolerantes ao glifosato e resistentes às lagartas (com o gene Bt).

Todas estas informações estão sendo apresentadas no evento por meio de palestras e de visitas técnicas nos campos onde estão plantadas as variedades TMG.

 

TMG – Tropical Melhoramento & Genética é uma empresa de capital nacional dedicada à criação e ao desenvolvimento de novas cultivares de soja. Sua sede é em Cambé (PR). Possui filial em Mato Grosso, aonde conduz o seu programa de melhoramento genético de soja em parceria com a Fundação MT.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114