Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Segunda, 31 de janeiro de 2011, 14h53
Pesquisas

Governador visita unidade Agrossilvipastoril da Embrapa em construção em Sinop


 

Unidade da Embrapa em construção na cidade de Sinop em Mato Grosso (Foto: Cristina Santos)

Começando por uma visita a Vitrine Tecnológica, que já possui as culturas de soja, milho, arroz, dentre outras, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, conheceu na semana passada a futura sede da unidade da Embrapa Agrossilvipastoril, na cidade de Sinop. Ele estava acompanhado do prefeito de Sinop, Juarez Costa e foi recebi pelo chefe-geral da Embrapa, João Flávio. Na oportunidade, foi apresentado um portfólio destacando as tecnologias que serão disponibilizadas para técnicos e produtores rurais de Mato Grosso.

A visita seguiu pela parte interna da obra onde o estágio de construção já está bem avançado, o que possibilitou aos visitantes entenderem como ficará o moderno projeto arquitetônico do novo Centro de Pesquisa.

Um dos responsáveis pela implantação da Embrapa Agrossilvipastoril, Silval Barbosa não escondeu a satisfação com o que viu. “Estou muito feliz. Nós viemos para o lançamento da Pedra Fundamental em 2009, e agora a gente vê essa bela estrutura em fase de conclusão e com expectativa de inauguração até abril desse ano. Estamos muito motivados em ver, não só a obra física, mas a área experimental, explorando e mostrando o que produz o Estado de Mato Grosso. Valeu a luta daqueles que estiveram envolvidos para trazer a Embrapa para Mato Grosso.“

Projeto arquitetônico - O projeto arquitetônico da Embrapa de Mato Grosso foi concebido buscando edificar um centro de pesquisa alinhado com a cultura da região.

O Campo Experimental, que detém uma área aproximada de 580 ha, foi organizado para condução de experimentos voltados, principalmente, para estudos de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, e de apoio a programas de melhoramento de diversas espécies vegetais, tais como florestas, milho, sorgo, soja, forrageiras, caupi, milheto, algodão, arroz e feijão.

Na Vitrine Tecnológica técnicos e produtores já podem conferir culturas em componentes isolados ou em interação que ilustram sistemas produtivos integrados. O primeiro Dia de Campo realizado na vitrine foi dia 21 de Janeiro.

Para Silval Barbosa a implantação do novo Centro de Pesquisa tem atraído empresas ligadas ao agronegócio, e quanto à atuação da Embrapa, ressaltou que a empresa terá papel importante, uma vez que vai coordenar o desenvolvimento da agricultura na região por meio das pesquisas, o que contribuirá significativamente com os estudos científicos e desenvolvimento de tecnologias, mostrando o melhor caminho para o incremento das cadeias produtivas da região. “A Embrapa será o grande braço do Governo para ajudar a organizar tudo isso”, ressaltou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114