Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 01 de fevereiro de 2011, 20h45

Qualidade é a principal meta do Sistema de Certificação de Sementes em MT


 

O grande sentimento por parte dos produtores de grãos é a preocupação com a tecnologia. Cada vez as margens de lucro ficam mais curtas, os sistemas de produção mais complexos e um insumo fundamental para que se tenha resultado é a semente. Durante o Dia de Campo da Fundação Pró-Sementes realizado no último dia 28 de janeiro, em Campo Verde (140 km de Cuiabá-MT), os participantes puderam conhecer todos os processos de certificação de sementes.

Para o diretor da Fundação Pró-Sementes, Rui Rosinha, a semente é o que determina todo o processo e condiciona o resultado. “Nós temos percebido por parte dos produtores é a preocupação com a tecnologia, principalmente tecnologia que vem embutida na semente. Os produtores têm recebido uma oferta grande de novas tecnologias e novas variedades e que vem com toda expectativa com relação ao resultado. O que nós estamos propondo é o sistema de certificação adequado com as condições brasileiras com relação a custo e tem por escopo garantir a identidade e a pureza do material que o produtor está comprando”, explicou Rui. “Nós da Fundação mantemos o trabalho de certificação de sementes em Mato Grosso há mais de quatro anos, estamos avançando em números de certificações.

A nossa meta é aumentar a quantidade de sementes certificadas ofertada no mercado”, finalizou o pesquisador. O Dia de Campo contou com a participação dos principais agentes que estão envolvidos com a certificação de sementes, entres eles o M inistério da Agricultura (Mapa), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Associação dos Produtores de Sementes (Aprosmat), laboratórios de sementes, produtores, responsáveis técnicos, obtentores de material vegetal, engenheiros agrônomos e profissionais de assistência técnica. Segundo o coordenador da fundação, Helton Fleck da Silveira, o envolvimento dos participantes foi muito importante. “Essa oportunidade possibilitou que todos tivessem uma visão integral do processo de certificação. Alguns desses agentes tem interações muito pontuais entre si. Estamos no ponto central do processo de certificação, como entidade certificadora.

Como nos relacionamos com todos eles, temos a função de integrá-los. Por foi importante reuni-los em torno desse tema. Assim eles tiveram oportunidade de ter uma visão m ais abrangente de todo o processo de certificação. O saldo que levamos desse trabalho de apresentar nosso método é muito positivo. Para alcançar o aperfeiçoamento dos métodos e das ações, fundamento da melhoria contínua, é necessário promover a interação entre todos que atuam no processo de certificação. Esse objetivo foi alcançado, com a participação efetiva dos envolvidos”, afirmou Fleck. As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes. (Agrolink)

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114