Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quinta, 03 de fevereiro de 2011, 14h40
Rally da Safra 2011

Equipe 2 do Rally da Safra 2011 avaliará lavouras em MT, GO e MS


 

8ª edição da expedição técnica que avalia a safra nacional de soja e milho percorrerá mais de 55 mil quilômetros até o dia 27 de março

 A Equipe 2 do Rally da Safra 2011, o principal levantamento privado da safra nacional de soja e milho, largará em Cuiabá no dia 7 de fevereiro, passando por municípios como Campo Verde, Primavera do Leste e Alto Garças. Passará também por mais dois estados brasileiros: Goiás e Mato Grosso do Sul. No primeiro, percorrerá a região Sudoeste passando pelos municípios de Jataí, Mineiros e Rio Verde. No segundo, por Chapadão do Sul e São Gabriel d’Oeste chegando a Campo Grande no dia 11 do mesmo mês (veja roteiro completo abaixo).

O Mato Grosso é o maior estado produtor de soja do país, com cerca de 6,24 milhões de hectares plantados ou 26% da área total cultivada no Brasil e uma produção de 19,3 milhões de toneladas ou 28,2% do volume global (Perspectivas de Safra - Agroconsult).

A combinação de ótimos preços e boas produtividades deverá marcar o cenário a ser encontrado pelo Rally da Safra 2011. Apesar do atraso no plantio da safra nas regiões Centro-Oeste – com ameaça de excesso de chuvas - e Sudeste e do receio de uma quebra na produção no Sul, ambos por conta do fenômeno La Niña, a safra de grãos deverá mostrar resultados muito satisfatórios, alcançando novo recorde.

Segundo Perspectivas de Safra da Agroconsult, a produção nacional de soja na safra 2010/2011 deverá chegar a 70,3 milhões de toneladas. “Este é o maior número que já divulgamos”, diz André Pessôa, coordenador do Rally e diretor da Agroconsult, organizadora da expedição. A produção de milho verão alcançará 32,6 milhões de toneladas. A safra total de grãos, conforme levantamento da Agroconsult, é estimada em 154,27 milhões de toneladas, recorde que representa uma elevação de 3,7% sobre a safra anterior.

 Palestra

Integrantes do Rally da Safra 2011 farão palestra sobre o mercado de soja e milho para produtores convidados das empresas patrocinadoras durante sua passagem por Rio Verde.

O evento será no dia 10 de fevereiro, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), que fica na BR 060, Km 424, no bairro Promissão.

 Oitava edição

O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, DVA, Monsoy e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão cerca de 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

 Resultados

O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.

  

Data
Partida
Municípios visitados para avaliação de campo
Chegada
07/02
Cuiabá
Chapada dos Guimarães e Campo Verde.
Primavera do Leste
08/02
Primavera do Leste
Guiratinga, Tesouro, Pedra Preta e Itiquira.
Alto Garças
09/02
Alto Garças
Alto Taquari, Chapadão do Céu, Serranópolis, Alto Araguaia, Portelândia, Mineiros, Perolândia e Caiapônia.
Jataí
10/02
Jataí
Montividiu
Rio Verde *
11/02
Rio Verde
Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste.
Campo Grande

* Evento Noturno



Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114