Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 08 de fevereiro de 2011, 16h48

Expoinel Mato Grosso Indoor Exposição Internacional Nelore é preparada


O nelore é raça predominante não só em Mato Grosso, como também no Brasil. Para mostrar as virtudes desta raça, a Associação de Criadores de Nelore (ACN/MT) promove em Cuiabá, entre 20 de fevereiro e 4 de março, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, a Expoinel Mato Grosso Indoor Exposição Internacional Nelore - que marca a abertura do Ranking Estadual da Raça Nelore de Mato Grosso. Haverá a participação de 500 animais.

A comissão organizadora está otimista e aposta no sucesso do evento. Esta será a primeira exposição indoor, ou seja todo o evento será realizado em lugar fechado e climatizado. O presidente da Associação de Criadores do Nelore (AC N), Hermes Botelho conta que o evento indoor é uma tendência mundial.

A Expoinel está em sua segunda edição e conta, este ano, com a participação de criadores de outros países. Os animais inscritos serão julgados por 3 juízes. Em Mato Grosso, mais de 95% do rebanho é Nelore ou é resultado cruzamento. Hermes explica que o resultado das pistas pode fazer uma grande diferença para o proprietário, no caso da conquista de um título no ranking estadual e nacional. A meta de um criador é ter material genético de seu animal sendo comercializado por uma grande central de distribuição. É nesse processo que o alto investimento feito consegue agregar valor e o produtor tem retorno econômico.

Por isso, o investimento para se produzir um animal campeão e participar do ranking compensa. O vice-presidente da ACN/MT, Ricardo Arruda acrescenta que Mato Grosso além de ter o maior rebanho comercial brasileiro com cerca de 28 milhões de cabeças, também tem uma das melhores genéticas disponíveis para o produtor. Durante a Expoinel Mato Grosso serão julgadas 12 categorias de animais machos e fêmeas. Os juízes observam cada detalhe do fenótipo da raça, precocidade, beleza, produtividade e outros itens que recebem pontuações e são somadas ao final da etapa estadual do ranking. Este ano, estão ranqueadas 19 feiras agropecuárias de Mato Grosso.

O produtor tem que participar de 06 delas para fazer a somatória dos pontos, sendo que três eventos são obrigatórios: Expoinel MT e Expoagro, que acontecem em Cuiabá; e Exponop, no município de Sinop. "O desafio é grande para o criador, que, muitas vezes, tem que se deslocar com seus animais até 1.300 quilôm etros, de Alta Floresta a Barra do Garças por exemplo, para participar de uma etapa do ranking, mas ele sabe que isso é importante para o desenvolvimento da raça em nosso estado". A Expoinel Mato Grosso Indoor também vai promover 11 leilões, sendo 04 de gado de corte, 02 de produção e 04 de elite. "Esperamos um faturamento de mais de R$ 10 milhões nos leilões, pois vivemos um bom momento do setor e acreditamos que esta seja a oportunidade para produtores e novatos no ramo, para melhorar o plantel", ressalta Hermes. Os leilões serão a partir do dia 20 de fevereiro. (Gazeta Digital)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114