Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 09 de fevereiro de 2011, 09h58

Pinhão-manso atrai empresa americana ao Brasil


O potencial do cultivo de pinhão-manso se coloca cada vez mais como opção para a produção de biodiesel no Brasil. A cultura atraiu o interesse da companhia americana de biotecnologia SG Biofuels, que iniciou o processo para instalar operações no país e está à procura de uma sede administrativa na capital de São Paulo.

A companhia americana não é a primeira a enxergar o potencial do cultivo de pinhão-manso em terras brasileiras. O Grupo italiano API, um dos maiores conglomerados de energia da Europa, também iniciou investimentos na área. Por meio da empresa Nòvabra Energia, que está se instalando em Colatina, no Espírito Santo, serão investidos ma is de R$ 50 milhões, uma parte para o Programa de Fomento do Pinhão, direcionados aos agricultores, e outra para a construção da indústria que produzirá óleo do pinhão-manso.

Segundo Pedro C. Burnier, diretor da Nòvabra Energia e diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores do Pinhão Manso (ABPPM), os trabalhos já foram iniciados na região Norte e Noroeste do estado capixaba. "Nossa meta é atingir 25 mil hectares de área plantada nos próximos anos e atingir a produção de mais de 50 mil toneladas de óleo por ano. O início da operação da usina está marcado para 2012", revela Burnier. Toda essa produção será exportada para a Itália, onde o óleo será transfo rmado em biodiesel. As leis italianas obrigam a mistura de biodiesel ao diesel tradicional. A cada 100 litros, cinco são do combustível ecológico.

O Grupo API escolheu o Espírito Santo para investir porque o pinhão é uma planta tolerante à seca e bem adaptada às condições de solo e clima da região Norte e Noroeste do Estado. O foco agora é continuar atraindo pequenos e médios produtores capixabas para a produção do pinhão. A Nòvabra dá as mudas, financia os insumos agrícolas e garante a compra de 100% da produção. Burnier lembra que outra empresa estrangeira que investe em Pinhão-manso no Brasil é a espanhola Bioauto. Localizada em Nova Mutum (MT), o grupo já tem plantado 2,5 mil hectares pinhão. A colheita das sementes já começou e a indústria de processamento de pinhão iniciou a operação em dezembro do ano passado.

 

Saiba mais:

Nòvabra: É o braço brasileiro da API Nòva Energia, empresa especialista em energias limpas do conglomerado italiano API, um dos maiores grupos petrolíferos e energéticos da Europa. Sua unidade industrial ficará em Colatina, numa área de 100 mil metros quadrados próxima ao Terminal Rodoferroviário de Cargas.

Pinhão-manso: É uma planta rústica, sem necessidade de irrigação. O início da produção já acontece no segundo ano de plantio e a colheita é realizada entre janeiro e abril, período da entressafra do café. A planta tem fácil adaptação ao clima e ao solo da região Norte e Noroeste capixaba. (ES Hoje)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114