Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Quarta, 09 de fevereiro de 2011, 11h48

Setor de cafeterias movimenta R$ 850 mi e mira no nordeste


Nem o verão tem diminuído o ritmo de crescimento das cafeterias no Brasil. O setor, que movimenta cerca de R$ 850 milhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de café (Abic), deverá continuar crescendo na casa dos 20% ao ano. Para acompanhar a expansão, as redes vão para o nordeste e criam alternativas mais frescas para o calor dos últimos meses.

De acordo com o levantamento da Abic, o consumo de café em cafeterias cresceu, nos últimos sete anos, 170%. Para 2011, a expectativa é que haja um crescimento de 20% no número de cafeterias, hoje o Brasil conta com mais de 2500 estabelecimentos

O Frans café, que hoje conta com 136 unidades, segue firme na liderança de franquias do segmento e promete 20 novas unidades até o fim do ano que vem, com foco no nordeste, onde serão abertas 17 das 20 novas unidades. Para o plano de expansão serão investidos R$ 8 milhões.

Em outubro, a rede inaugurou sua primeira franquia na cidade de Aracaju, em Sergipe. "Cada vez mais o norte e o nordeste do País despontam como grandes potências de investimentos", afirma Henrique Ribeiro, sócio da rede. "Apostamos na ampliação dos negócios, aproveitando o bom momento da economia local e a receptividade do mercado ao modelo que oferecemos."

Tanto para este verão quanto para as regiões mais quentes do Brasil, a estratégia do grupo será apostar em um cardápio diferenciado. Recentemente o Fran s adotou sorvetes, tortas geladas e frutas para atrair todos os clientes. "O espaço de uma cafeteria não pode ficar limitado ao café, é preciso alternativas para atender todos os público", diz o executivo.

Na MegaMatte a expansão para o nordeste também já é uma realidade. Em novembro do ano passado, a rede abriu sua primeira unidade no nordeste. Em seguida, a rede fechou o ano com um crescimento de 42% no faturamento ante 2009, com a abertura de 24 lojas, somando 76 no total. Para 2011, o plano é abrir cinco novas unidades só no primeiro trimestre deste ano. A expectativa é terminar 2011 com 130 contratos de franquias assinados e 100 unidades em operação.

 

Novos consumidores

A Baggio café também vê com bons olhos o crescimento do setor. Em 2010 o grupo cresceu 49,6% em comparação a 2009, ampliou a gama de clientes com objetivo de conquistar novos consumidores de café. "Investimos em produtos que agradam em especial as pessoas que não possuem o hábito de tomar café diariamente. É um sabor marcante, que deve ser reservado para as ocasiões especiais", explica Clodoaldo Iglezia, diretor industrial da Baggio café, sobre os toques mentolados e caramelizados do grupo.

Para 2011 os planos são de mais crescimento. "Estamos investindo na unidade fabril a fim de aumentar nossa capacidade produtiva. Como o mercado sopra bons ventos, estamos otimistas de que o nosso setor só deve aumentar nos próximos anos", acredita Iglezia.

Ainda tímida no mercado, a rede Press café - pertencente ao Grupo Press Gastronomia -, também comemorou um amplo crescimento em 2010, com uma alta de 30% em relação a 2009. Em quatro unidades próprias, foram preparadas mais de 400 mil xícaras decapuccino ano passado. A sócia-diretora do Grupo, Carla Tellini, explica que, não são apenas os cafés que têm conquistado grande saída. "O consumo de bebidas geladas com café cresceu 40% neste verão", diz.

Para o próximo ano, a expectativa do grupo é continuar crescendo em grandes proporções, apostando na adesão de novos amantes do café. "Vamos inovar para levar alternativas de consumo ao cliente. A expectativa continua sendo crescimento na casa dos 30% por ano", afirma ela.

Quem aproveita o verão também é a cafeteria Octavio café & Bistrô, localizada na capital paulista, e que reserva para os dias quentes do verão bebidas refrescantes como café gelado, sucos e saladas com preços a partir de R$ 5. Segundo a gerente da cafeteria, Silvia Magalhães, os cardápios são alterados duas vezes por ano. "Quando chega o verão fazemos uma seleção de bebidas e pratos e no inverno a mesma coisa", explica. O administrador da loja, Marino Filho, afirma que apesar das novidades o que o brasileiro prefere o café. "Hoje o que mais fazemos aqui é café espresso", enfatiza o porta-voz.

No mundo

Aproveitando o bom momento dos segmentos virtuais, a norte-americana Starbucks anunciou que todas as quase 7 mil lojas que possui nos EUA começaram a aceitar pagamentos via celular.

A tecnologia, por enquanto, está disponível somente aos proprietários dos aparelhos iPhone, iPod Touch e Blackberry. Para utilizar o sistema é preciso comprar o aplicativo Starbucks Card e, dentro das lojas da rede, aproximar o aparelho de um scanner instalado para o pagamento.

Fonte: Paula Cristina e Gleyma Lim, DCI.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114