Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 16 de fevereiro de 2011, 15h23
Pesquisas

Dia de Campo em Rondonópolis vai abordar produção e adubação a lanço


A apresentação dos trabalhos e experimentos sobre manejo de adubação em sistemas de produção e adubação a lanço são algumas das novidades do Dia de Campo 2011 Fundação MT que acontecerá no próximo sábado (19) na região sul de Mato Grosso, em Rondonópolis na área experimental do Programa de Monitoramento de Adubação (PMA) da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso.

De acordo com um dos organizadores do evento, Eros Francisco, esta rodada será muito especial e com muitas novidades tecnológicas para a classe produtora. “Preparamos um evento único. Com uma programação totalmente diferenciada dos demais locais onde os Dias de Campo aconteceram. Quem comparecer, vai se surpreender!”, revela o pesquisador.

Na área onde o evento será realizado, está sendo desenvolvido desde 2008, pela equipe do PMA, pesquisas de manejo do solo com rotação de culturas para diferentes sistemas de produção com objetivo de gerar informações tecnológicas que ajudarão o produtor rural a tornar sua atividade sustentável e consequentemente rentável.

Os ensaios da estação experimental são de: rotação de culturas regionalizada, modos e doses de aplicação de calcário em rotação de culturas, variedades de soja, algodão e híbridos de milho (verão e safrinha) e máxima produtividade de soja.

“São vários ensaios que gerarão informações agregadas. Estamos avaliando a rotação de culturas sob o ponto de vista técnico, econômico e operacional, buscando deste estudo trazer opções tecnológicas para a realidade mato-grossense para que assim entendamos a rotação de culturas regionalizada”, informa Eros.

Participantes do Dia de Campo 2011 Fundação MT em Rondonópolis poderão conferir in loco estes ensaios no período da tarde de sábado após as atividades da programação oficial que conta com palestras sobre soja louca, cultivares TMG, responsabilidade socioambiental, dinâmica de máquinas e além das palestras do PMA sobre manejo de adubação e sistemas de produção e sobre adubação a lanço.

“Os interessados em ver de perto o desenvolvimento de nossas pesquisas terão oportunidade única de participar da dinâmica que acontecerá no evento. Todos poderão visitar os assuntos sobre adubação apresentados nas palestras”, explica Eros.

Evento – Rondonópolis será a oitava cidade sede dos Dias de Campo 2011 Fundação MT que já aconteceu em Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Campo Verde. ”Semear o presente com olhar no futuro” é o tema que norteia as palestras do evento. Todas as pessoas que lidam direta ou indiretamente com a sojicultura são convidadas à receber difusão tecnológica para o campo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Em Rondonópolis, o Dia de Campo 2011 Fundação MT será realizado na Fazenda Cachoeira, situada na BR 163, no KM 40.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114