Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 21 de fevereiro de 2011, 15h25

Tripé de soluções para safras de milho


Combinação de híbridos, biotecnologia e Tratamento de Sementes Industrial melhoram produtividade e resistência tanto no verão quanto para safrinha

 

Composto pelo sistema de combinação de híbridos, aliada à biotecnologia e o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), o Sistema de Solução Completa foi apresentado pela Pioneer aos produtores de milho no Show Rural Coopavel 2011, que aconteceu em Cascavel (PR), entre os dias 7 a 11 de fevereiro. O sistema promete melhorar a produção e facilitar a vida dos produtores de milho.

– O sistema de combinação de híbridos combina, dentro da linha de materiais, três itens básicos: produtividade, precocidade e maior capacidade de defesa – informa Mozart Erichsen, coordenador técnico da região oeste paranaense da Pioneer.

Mozart diz que, tanto na safrinha, quanto na safra de verão, a combinação de híbridos traz bons resultados. Segundo ele, o produtor inicia o plantio com um material e, na medida em que esse plantio avança, ele precisa de materiais com bom potencial produtivo. Portanto, o agricultor lida com diferentes híbridos dentro de diferentes épocas de plantio. Dessa forma, consegue obter um bom escalonamento e diminui bastante os riscos no decorrer do cultivo, seja por seca ou por geada.

– No verão, existem condições mais favoráveis ao desenvolvimento da cultura, mas não há como controlar o clima. Portanto, quando o agricultor usa esse tipo de tecnologia de combinação, consegue obter melhor desempenho do material que está produzindo. Já na safrinha, o sistema funciona da mesma forma, uma vez que ela sofre alguns riscos como períodos de estiagem, além de geadas prematuras – explica o coordenador.

– Já o uso das tecnologias como o Herculex, o YieldGard, o Liberty Link e o Hung Up Ready favorecem o agricultor no controle de pragas – afirma o coordenador.

No Tratamento de Sementes Industrial (TSI), técnica que consegue definir exatamente a quantidade de dose de ingrediente ativo por semente de milho, existem quatro opções de produto e o agricultor pode obter a combinação de até três.

– Existe ainda a tecnologia de marcadores moleculares que promove tolerância à ferrugem tropical. E o agricultor que compra o produto Herculex, garante essa tolerância à ferrugem tropical e a polissora – diz Mozart.

De acordo com o coordenador, o principal benefício para o produtor é poder obter uma combinação de materiais e técnicas, além da facilidade de comprar uma semente, abrir a embalagem e realizar o plantio, pois o material já vem pronto para plantar, não há necessidade de realizar nenhuma outra operação.

Segundo Mozart, os materiais podem ser encontrados nas principais cooperativas e distribuidoras da Pioneer no Paraná. Para mais informações, basta entrar em contato com a Pioneer através do número (51) 3719-7700.

Portal Dia de Campo: Kamila Pitombeira e Breno Fonseca




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114