Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 22 de fevereiro de 2011, 11h57
Cáceres

Cáceres recebe pojeto "Acrimat em Ação"


O projeto visa levar informações aos pecuaristas sobre seus direitos e deveres, dentro e fora da porteira de sua propriedade

A ACRIMAT - Associação dos Criadores de Mato Grosso - levou o Projeto Acrimat em Ação nessa segunda-feira (21), para mais de 60 produtores da região de Cáceres, 215 quilômetros de Cuiabá. O evento foi realizado na sede do Sindicato Rural de Cáceres. A Princesinha do Paraguai foi a segunda cidade a receber o projeto Acrimat em Ação que vai levar informações aos 35 mil criadores de gado de mais de 100 mil propriedades rurais de Mato Grosso. Ao todo serão 20 municípios visitados por uma equipe multidisciplinar, formada pelos profissionais da Acrimat e seus parceiros, que receberão informações sobre os principais projetos desenvolvidos pela Acrimat. Entre eles: GPS, Cartilha de Crédito (Banco do Brasil e Sicredi), Cartilha do Empregador Rural e informações sobre o setor levantadas pelo Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

As cidades que fazem parte do roteiro representam mais de 30% do rebanho bovino de Mato Grosso, com 28,7 milhões de cabeças, o maior do Brasil. A equipe da Acrimat vai percorrer mais de 20 mil quilômetros nos próximos 3 meses para cumprir toda agenda de eventos. O município de Cáceres fica no Centro Sul, região pólo da Acrimat composta por 23 municípios e cerca de 4 milhões de cabeças de gado. Segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Cáceres, que possuir quase 900 mil bovinos, foi o município com maior índice de vacinação espontânea contra febre aftosa com 99,97% do gado vacinado na campanha realizada em novembro de 2010, acima da média estadual que foi de 99,74%.

“O pecuarista de Mato Grosso está se beneficiando dos programas e projetos desenvolvidos para atendê-los. O papel da Acrimat é o de levar essas informações para que o produtor trabalhe com mais segurança e tenha maiores resultados do seu trabalho”, ponderou o superintendente da Acrimat, Luciano Vacari. "O pecuarista precisa saber dos seus direitos e deveres, dentro e fora da porteira de sua propriedade, tanto no que se refere a crédito, questões ambientais e trabalhistas, gestão do negócio e planejamento estratégico”, explicou.

O presidente do Sindicato Rural, João Oliveira Gouveia Neto, disse que “os produtores estão precisando de ações como esta, pois procuramos resultados nos negócios, e quanto mais informações, mais possibilidades de acertos”. Ele ressalta que existem muitas leis que o homem do campo não tem conhecimento, “mas também oportunidades de conhecer novas ferramentas para fazer a gestão da propriedade e de novas linhas de créditos para atender suas necessidades”.

Projetos apresentados:

GPS - Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – Esse programa possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nesse Programa 284 propriedades rurais.

Cartilha do Empregador Rural – A Cartilha tem com proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim tem condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. A cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cartilha de Crédito Rural - A Cartilha tem como o objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi MT, PA e RO.

Imea - Bovinocultura de corte em Mato Grosso – o presente, e o futuro?

* A oferta de machos para o abate será menor em 6% neste ano, mesmo com o aumento do rebanho em 5%;
* O abate de machos deverá ser igual ou maior que em 2010, já que com a manutenção do preço a níveis elevados estimula ainda mais o produtor a investir na produção;
* Como o comportamento do abate de fêmeas é inverso ao do preço, deverá permanecer estável a níveis baixos.

Municípios visitados pelo projeto ACRIMAT em Ação:

Cuiabá - 15/02 ; Cáceres - 21/02 ; Poconé - 22/02 ;Pontes e Lacerda -25/02 ; Vila Bela - 02/03 ; Rondonópolis -12/03 ; Guiratinga -14/03 ; Água Boa -15/03 ; Canarana - 16/03 ; Querência -17/03 ; Vila Rica -19/03 ; São José do Rio Claro - 31/03 ; Brasnorte -01/04; Juara -02/04 ; Juína -04/04 ; Castanheira - 04/04 ; Sinop -06/04 ; Colíder -07/04; Nova Monte Verde -08/04 ; Alta Floresta -09/04 .




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114