Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Quarta, 23 de fevereiro de 2011, 10h42

Acrimat em Ação no Pantanal


Foto: Aelson Ribeiro

O projeto visa levar informações aos pecuaristas sobre seus direitos e deveres, dentro e fora da porteira de sua propriedade

A ACRIMAT - Associação dos Criadores de Mato Grosso – realizou o Projeto Acrimat em Ação nessa terça-feira (22), no município de Poconé, 102 quilômetros de Cuiabá. A cidade de Poconé é a terceira a receber o projeto Acrimat em Ação que tem como proposta levar informações aos 35 mil criadores de gado de mais de 100 mil propriedades rurais de Mato Grosso, sobre direitos, deveres e oportunidades. “Esse projeto é um embrião para o produtor entender que só com a união conseguiremos promover as mudanças necessárias para o nosso setor, pois não adianta reclamar que tem muita coisa errada e cruzar os braços”, ponderou o presidente da Acrimat, José João Bernardes.

Mais de 60 produtores participaram da reunião que aconteceu na sede do Sindicato Rural de Poconé. O presidente Caio Pio Silva, disse que a união da Acrimat, sindicato e produtor vai dar resultado e que o criador “está habituado a trabalhar com dificuldade e só juntos seremos vitoriosos”. O prefeito da cidade, ..., também esteve presente e foi enfático em dizer que “os produtores estavam precisando de informações como as que a Acrimat nos trouxe com esse projeto”. Ele ainda ressalta que “o homem do campo hoje tem muita coisa para atender, como meio ambiente, questões trabalhistas, crédito e infraestrutura e as informações repassadas pela equipe da Acrimat serão muito importantes para todos os produtores”.

O projeto Acrimat em Ação leva aos produtores rurais uma equipe multidisciplinar, formada pelos profissionais da Acrimat e seus parceiros, onde são repassadas informações sobre os principais projetos desenvolvidos pela Acrimat. Entre eles: GPS, Cartilha de Crédito (Banco do Brasil e Sicredi), Cartilha do Empregador Rural e informações sobre o setor levantadas pelo Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.O o superintendente regional do Banco do Brasil, Jânio Zeferino, que esteve na noite de ontem (22) em Poconé, disse aos mais de 60 produtores presentes, que o Banco do Brasil tem o compromisso com a pecuária de Mato Grosso e que “podem contar com a instituição para melhorar a estrutura da propriedade rural, com aquisição de animais, pastagem e infraestrutura, através de linhas do FCO, pois isso é o que gera o desenvolvimento de uma cidade”.

O município de Poconé fica no Centro Sul de Mato Grosso, região pólo da Acrimat composta por 23 municípios e cerca de 4 milhões de cabeças de gado. Segundo informações do Indea – Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, Poconé possui cerca de 400 mil cabeças de gado e 2.500 propriedades rurais.

A microrregião do Pantanal é formada pelos municípios de Poconé , Barão do Melgaço, Cáceres e Santo Antônio do Leverger. Esses quatro municípios somam uma área de 6,5 milhões de hectares que corresponde a 7,1% da área total de Mato Grosso, e detém um rebanho de quase 2 milhões de cabeças de gado. Junto com a Baixada Cuiabana e Tangará da Serra, o Pantanal forma a macrorregião Centro Sul. O bioma Pantanal cobre praticamente toda região, chegando a invadir os municípios de Itiquira, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande. Os quatro municípios não possuem boa comunicação, mas formam uma microrregião pelas semelhanças de seus sistemas produtivos. A microrregião do Pantanal é caracterizada por realizar a atividade de cria.

Acrimat em Ação:

As cidades que fazem parte do roteiro representam mais de 30% do rebanho bovino, com 28,7 milhões de cabeças, o maior do Brasil. A equipe da Acrimat vai percorrer mais de 20 mil quilômetros nos próximos 3 meses para cumprir toda agenda de eventos.

Cuiabá - 15/02 ; Cáceres - 21/02 ; Poconé - 22/02 ;Pontes e Lacerda -25/02 ; Vila Bela - 02/03 ; Rondonópolis -12/03 ; Guiratinga -14/03 ; Água Boa -15/03 ; Canarana - 16/03 ; Querência -17/03 ; Vila Rica -19/03 ; São José do Rio Claro - 31/03 ; Brasnorte -01/04; Juara -02/04 ; Juína -04/04 ; Castanheira - 04/04 ; Sinop -06/04 ; Colíder -07/04; Nova Monte Verde -08/04 ; Alta Floresta -09/04 .

Projetos apresentados:

GPS - Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – Esse programa possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nesse Programa 284 propriedades rurais.

Cartilha do Empregar Rural – A Cartilha tem com proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim tem condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. A cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cartilha de Crédito Rural - A Cartilha tem como o objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi MT, PA e RO.

Imea - Bovinocultura de corte em Mato Grosso – o presente, e o futuro?

* A oferta de machos para o abate será menor em 6% neste ano, mesmo com o aumento do rebanho em 5%;
* O abate de machos deverá ser igual ou maior que em 2010, já que com a manutenção do preço a níveis elevados estimula ainda mais o produtor a investir na produção;
* Como o comportamento do abate de fêmeas é inverso ao do preço, deverá permanecer estável a níveis baixos.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114