Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 28 de fevereiro de 2011, 14h31

BASF apresenta tecnologias para cultivos de soja e algodão


 Tour Técnico promovido pela Basf junto a SLC Agrícola leva aos produtores soluções e ferramentas para alcançar excelência na agricultura

 

Com foco no aumento de produtividade e rentabilidade para produtores de soja e algodão, a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF apresentou durante Tour Técnico destinado a produtores maranhenses as novas tecnologias para as culturas de soja e algodão. O evento foi realizado na Fazenda Parnaíba de propriedade da SLC Agrícola, no município de Balsas (MA). Os agricultores puderam trocar informações com técnicos da empresa e visitar áreas demonstrativas para conhecer os reais benefícios das soluções que a Companhia desenvolveu com base nos pilares da inovação e sustentabilidade. Outro ponto alto do evento foi a palestra do pesquisador da Universidade de Rio Verde (FERSUV), Dr. Gustavo Pazzetti. A convite da BASF, ele conversou com produtores da região sobre gerenciamento energético nas culturas de soja e algodão.

 

A cultura do algodão vem se destacando no Maranhão. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área plantada no estado cresceu mais de 55% na safra 2010/11 em relação ao ano anterior. Para assegurar a qualidade da lavoura, a BASF levou os produtores em áreas demonstrativas, cultivadas com algodão no sistema convencional e adensado, tratadas com o Pix® HC, produto desenvolvido pela BASF que trabalha como um regulador de crescimento da planta. É utilizado para gerenciar o desenvolvimento das plantas, assegurando assim, a qualidade da pluma e fibra colhida. A pluma é o produto final, que define a rentabilidade do produtor. Por isto, além de quantidade, a qualidade é fundamental.

 

Para a soja, a BASF levou aos produtores o Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top. O modelo proposto é o único que combina práticas de manejo fitossanitário, desde a semeadura até a colheita. Já na fase inicial, é possível perceber maior vigor nas plantas. Elas se apresentam mais verdes, e com mais folhas e ramos na fase intermediária. Na etapa seguinte, há um alto nível de sanidade permitindo a manutenção da área foliar da planta, mais vagens e o consequente aumento de produtividade. O sistema apresenta características únicas para o manejo da cultura de soja. Além do melhor controle fitossanitário, o programa que integra o inseticida/fungicida Standak® Top e os fungicidas Comet® e Opera®, aplicados sequencialmente, proporciona melhor relação de transformação da água, luz e nutrientes em energia e grãos.

 

“De acordo com estudos realizados no campo, o Sistema AgCelence® Soja Produtividade pode auxiliar a agricultor a incrementar a produtividade em até 5%, algo em torno de três sacas por hectare. Para atingir a máxima produção na lavoura, recomendamos que o produtor procure um técnico e siga todos os procedimentos corretamente”, alerta o gerente de Desenvolvimento de Mercados da BASF, José Carlos Perez. Para enfatizar a importância do manejo, os técnicos da BASF apresentaram os resultados regionais do Sistema AgCelence® Soja Produtividade Top.

 

Ainda com foco na cultura de soja, os produtores foram convidados a conhecer o Sistema Yield Max. A plataforma também foi instalada nas áreas demonstrativas para que os agricultores pudessem presenciar os benefícios do serviço que detecta o momento ideal para aplicação de fungicidas de forma preventiva, em especial no manejo da ferrugem asiática. O sistema funciona da seguinte maneira: após instalada na lavoura, a plataforma coleta e armazena as variáveis climáticas, que são automaticamente repassadas para um servidor central. Ao receber os dados, o servidor realiza o processamento das informações e calcula a probabilidade de ocorrência de doenças. Com essa informação e o conhecimento técnico da BASF, os agrônomos avaliam as condições da lavoura e fazem a recomendação de aplicação. O sistema Yield Max aumenta a precisão para a tomada de decisão do melhor momento para aplicação do fungicida.

 

O tour técnico foi promovido pela SLC Agrícola, empresa produtora de commodities agrícolas presente no setor desde 1977. Segundo Perez, a SLC Agrícola se destaca por produzir buscando tecnologia e inovação. “A empresa é uma referência para o setor”, finaliza Perez.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114